terça-feira,
10 de fevereiro de 2026

Carnaval 2026: Saiba como fica o funcionamento dos bancos

Consumidores devem priorizar canais digitais e ficar atentos aos prazos de compensação de boletos.

O Carnaval de 2026 está batendo na porta e, com ele, a tradicional dúvida dos contribuintes: como ficam as contas que vencem durante os dias de festa? 

Para evitar juros, multas e transtornos com o planejamento financeiro, o consumidor precisa estar atento ao calendário oficial da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Embora a folia interrompa o atendimento presencial, as obrigações financeiras e os novos meios de pagamento eletrônico exigem estratégia por parte dos correntistas.

Calendário de fechamento e reabertura

De acordo com as diretrizes para o setor bancário, as agências de todo o país não terão atendimento presencial na segunda-feira, dia 16 de fevereiro, e na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro. 

A interrupção é válida inclusive para locais onde a data não é considerada feriado oficial, seguindo o calendário de feriados bancários nacionais.

A retomada dos serviços nas agências físicas ocorrerá na Quarta-Feira de Cinzas (18 de fevereiro). No entanto, o retorno não será imediato: o atendimento ao público começa a partir das 12h, seguindo o horário de fechamento regular de cada localidade. 

Em cidades onde as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento será antecipado para garantir o mínimo de três horas de funcionamento presencial obrigatório.

Contas de consumo e boletos

Para quem possui contas de água, luz, telefone ou carnês com vencimento marcados especificamente para os dias 16 e 17, a regra é favorável ao consumidor. Esses títulos poderão ser pagos no primeiro dia útil subsequente (quarta-feira, 18 de fevereiro) sem qualquer acréscimo de juros ou multa por atraso.

Geralmente, os tributos já vêm com as datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso o boleto não esteja atualizado, a recomendação é realizar o pagamento via canais digitais ou agendar a operação. 

Se o título possuir código de barras, o agendamento pode ser feito para o dia útil de retorno, garantindo que a transação seja efetivada assim que o sistema de compensação reiniciar.

Pix e Canais Digitais

Se as portas das agências vão ficar fechadas, o sistema bancário digital permanece operando em capacidade total. Aplicativos de celular e o internet banking são as ferramentas ideais para realizar transferências, consultas de saldo, investimentos e pagamentos de boletos que já possuem código de barras.

O grande destaque para o período é o Pix. Diferente de DOCs ou TEDs — que possuem horários restritos e dependem de dias úteis para compensação —, o Pix funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive durante o Carnaval.

Ele é a solução mais segura e rápida para quem precisa quitar compromissos ou transferir valores entre contas sem depender da abertura das agências.

Planejamento é a palavra de ordem

Para evitar filas na quarta-feira de cinzas, a orientação dos especialistas é clara: antecipe o que for possível. Operações que dependem de compensação manual ou depósito de cheques podem levar mais tempo para serem processadas se forem deixadas para o último momento. 

O uso dos caixas eletrônicos nas salas de autoatendimento também continua sendo uma opção para saques e depósitos em dinheiro, embora o abastecimento das máquinas possa variar conforme a logística de cada unidade durante o feriado prolongado.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador