Comissões debatem sobre os atrasos recorrentes nos serviços do INSS

Comissões debatem sobre os atrasos recorrentes nos serviços do INSS. Veja mais sobre os atrasos que estão acontecendo nos serviços do INSS
- Anúncio -

Uma audiência pública conjunta que tratou da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, além da Defesa dos Direitos para as Pessoas que estão com Deficiência Física, debateu sobre o sucateamento e os efeitos da aposentadoria do INSS, gravemente afetado por quem está na espera por receber um benefício.

A greve dos servidores só foi encerrada na última semana, após mais de dois meses de ter começado o período de paralisação. Esse encontro foi realizado às 13 horas, no plenário 13, podendo ser acompanhado de forma virtual e de forma interativa pelo e-democracia.

O INSS se encontra em um momento de profundo caos nesse momento. Já estamos em uma fase com quase 2 milhões de processos que estão defasados, com uma série de fatores contribuindo para essa enorme fila, indo desde a falta de equipamentos, problemas em sistemas eletrônicos e sobretudo pela baixa quantidade de servidores disponíveis.

Orçamento do INSS passa por cortes

Para 2022, o orçamento do INSS passou por um corte de até R$ 1 bilhão, que corresponde a até 41% do orçamento que fora aprovado pelo Congresso Nacional, no valor total de R$ 2,338 bilhões.

Esse corte no orçamento acaba comprometendo sobretudo as atividades administrativas e a manutenção das agências do INSS, o que infelizmente acaba aumentando o risco de fechamento de unidades por conta de não haver uma estrutura mínima.

O prazo de espera para realizar a análise é de cerca de 1,8 milhão de requerimentos e que vem se acumulando ao longo do ano na fila do INSS. Destes, ao menos 500 mil processos correspondem ao Benefício de Prestação Continuada e com cerca de 458 mil processos que são referentes a pedidos de perícia médica.

Quem esteve participando do debate?

Estiveram participando no debate a procuradoria regional da República e coordenadora do Grupo de Trabalho que pertencem ao Intersindical, Zélia Luiz Pierdoná, além do diretor da Fenasps, Daniel Emmanuel Daltoé e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência do Estado do Piauí, Antônio Machado de Araújo.

Agora com esse momento em que finalmente nos aproximamos do final da greve dos servidores do INSS, existe uma grande expectativa dentro do órgão para que seja feita uma assinatura de acordo com os grevistas, com a expectativa que a retomada de todos os servidores seja feita até o início do mês de junho.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis