Como aproveitar da melhor forma a Black Friday

A Black Friday se consolidou como uma das datas mais relevantes para o varejo no país
- Anúncio -

A Black Friday está entre as datas comerciais mais importantes do ano para o comércio brasileiro. De acordo com um levantamento recente divulgado pela Confi.Neotrust, é estimado que o evento deste ano movimente cerca de R$ 9,3 bilhões. 

Originada nos Estados Unidos entre as décadas de 1980 e 1990, o evento surgiu como uma estratégia para impulsionar as vendas no período após o Dia de Ação de Graças, e rapidamente se tornou um fenômeno de consumo nos EUA e em outras partes do mundo. 

Quando acontece a Black Friday 2024?

No Brasil, a data passou a fazer parte do calendário comercial a partir de 2010, sendo celebrada na última sexta-feira de novembro. Assim, neste ano, a Black Friday brasileira acontece dia 29 de novembro, mas cada vez mais as promoções vêm sendo diluídas ao longo do mês.

Essas promoções geralmente acontecem através de campanhas como a Black November e a Cyber Monday (segunda-feira cibernética, em tradução livre), que ocorre logo depois da Black Friday, estendendo o prazo das ofertas pela internet até a última sexta-feira do mês de novembro. 

Como aproveitar as ofertas da Black Friday?

Apesar da Black Friday ser uma ótima oportunidade para adquirir produtos a preços mais baixos e economizar, muitos golpes costumam ocorrer nessa época, principalmente no meio digital. 

Criminosos aproveitam o período de promoções e descontos para divulgar ofertas falsas, com preços extremamente atrativos, ou até criar réplicas de sites famosos de compra para enganar compradores. 

Por isso, os consumidores precisam ficar atentos para evitar ser vítima de fraudes. Para não cair em ciladas, é importante tomar algumas precauções, como monitorar os preços com antecedência e escolher sites confiáveis, por exemplo.

Além disso, para evitar sair no prejuízo, vale fazer listas de compra, checar valores de fretes e oportunidades de cupons de desconto e cashback.

Como se proteger e denunciar

Os consumidores que se sentirem enganados têm o direito de reclamar e denunciar. É importante registrar uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, por exemplo. 

A melhor maneira de realizar a denúncia contra golpes e fraudes na Black Friday é ter uma foto ou qualquer tipo de comprovação dos valores praticados anteriormente. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os preços promocionais devem ser claros e transparentes para o consumidor, além de visíveis nas vitrines. 

Além disso, também recomenda-se que o consumidor pesquise preço e tenha cuidado para não cair em golpes virtuais. Nada de “Black Fraude”

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis