segunda-feira,
20 de outubro de 2025

Como as empresas devem se planejar para os feriados de 2021?

- Anúncio -

O ano de 2021 está sendo marcado por uma série de feriados durante a semana. Contudo, isso pode ser negativo para a maioria das empresas porque precisam parar a produção ou então, pagar por horas extras. 

Outras ainda passam pelo oposto: aproveitam até mesmo para adiar os feriados porque não possuem trabalhos para os funcionários.

João Luiz, morador de Brusque e que trabalha em Guabiruba, cidade vizinha, afirmou que a empresa em que trabalha está deixando os funcionários em casa porque não possuem trabalhos e nos feriados em si, dos próximos meses devem trabalhar. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Ao todo, são três semanas que o funcionário tem o direito de ficar em casa e receber por isso. O primeiro passo para que as empresas consigam se organizar é determinar quando os funcionários devem tirar férias e quando trabalhar. 

Feriados e a forma da empresa lidar

Para que consiga se planejar, divida a empresa em setores. Por exemplo, TI de um lado e a contabilidade de outro. Faça com que uma parte trabalhe enquanto a outra tira férias e assim por diante. Dessa forma, terá membros de todas as equipes atuando dentro da empresa sem que ela pare, necessariamente. 

Vale ressaltar que algumas têxteis costumam parar todo o fim de ano durante uma ou duas semanas, todos ficam em casa. 

Entretanto, isso não é uma regra geral: o administrador de banco de dados da Havan Tiago Kohler, em Brusque, Santa Catarina, afirmou que trabalhou no dia 31 de dezembro até as 18 horas porque ainda não tinha o direito de tirar férias ao fim do ano porque começou a pouco tempo. Disse, em entrevista, que alguns de seus colegas foram liberados enquanto o mesmo teve que trabalhar, assim como atendentes, por exemplo. 

As férias e folgas nos feriados dependem da estrutura da empresa e da forma como se organizam. 

Leia mais: Antecipação da terceira e quarta parcela do Auxílio Emergencial

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Pesquisa Rápida. O que você busca em uma notícia?

Profundidade
Urgência
Variedade

No seu tempo livre, o que mais te atrai?

Cultura
Inovação
Bem-estar

O que mais desperta sua curiosidade?

Ciência
Pessoas
Tendências

Qual seu objetivo principal ao ler?

Aprender
Relaxar
Refletir