Como emitir a sua CNH digital e como funciona
Essa versão permite que condutor tenha habilitação diretamente no celular, dispensando a apresentação do documento físicoO Conselho Nacional de Trânsito (Contran), adotou diversas mudanças atreladas à CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Dentre as alterações que já estão em vigor, estão os novos prazos de renovação do documento.
Mas você sabe como emitir esse documento em sua forma digital? Pois é isso que abordaremos na leitura a seguir.
Acompanhe!
O que é a CNH digital?
Para entender o que é a CNH digital, pense nela como a versão digitalizada do documento oficial. Ela mantém o mesmo valor legal, ou seja, pode ser utilizada da mesma forma que a CNH física. É possível apresentar as duas versões, desde que elas cumpram o prazo de validade.
A CNH digital vale como documento oficial de identificação em todo território nacional. Ela pode ser apresentada em órgãos públicos e embarques aéreos domésticos, representando mais praticidade para a vida do motorista.
Como fazer a CNH digital
O primeiro passo é baixar o aplicativo da “Carteira Digital de Trânsito” em seu dispositivo móvel. Após a instalação, é necessário realizar o login usando a plataforma Gov BR.
O processo inclui a autenticação por meio do QR Code localizado na sua CNH física, garantindo a equivalência das informações e a segurança na transferência de dados.
Veja passo a passo abaixo.
- Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e cadastre-se;
- Receba um e-mail para ativar o cadastro;
- Em seguida, faça login e clique em “Adicionar documento”;
- Siga as instruções para fazer a “prova de vida”, que consiste em se movimentar em frente a câmera para evitar fraudes;
- Informe o seu número de celular após aprovação;
- Confira a CNH Digital disponível no app do aparelho celular.
O código de segurança da CNH Digital é uma chave de quatro dígitos, cadastrada no app da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo pede essa chave em todas as consultas da CNH Digital.
A CNH Digital é segura?
Sim, a CNH Digital é segura. Para acessá-la, é necessário utilizar a chave de cadastro. Além disso, o documento é criptografado e só pode ter acesso por um único dispositivo.
Caso perca ou tenha o celular roubado, basta entrar no site do Denatran e fazer o bloqueio temporário da CNH Digital. Quando tiver um novo dispositivo, volte ao site e cadastre novamente.
Além de ser uma alternativa ao documento físico, a CNH Digital oferece várias funcionalidades úteis. Motoristas podem, por exemplo, compartilhar dados do veículo digitalmente ou verificar e transferir multas e infrações diretamente pelo aplicativo. Tais características destacam a conveniência e modernidade do sistema.