Como marcar uma perícia médica no INSS?

Como marcar uma perícia médica no INSS? Veja a seguir essa e outras informações sobre os serviços do INSS.

É bem provável que você já tenha ouvido falar da perícia médica do INSS, seja por alguém que você conhece ou mesmo por que você já realizou este processo. Porém uma série de pessoas ainda tem dúvidas e alguns aspectos que são frequentemente procurados para se abordar sobre este assunto.

Este é um procedimento médico que é realizado por um profissional devidamente habilitado da área da saúde e que será contratado pelo INSS, com o objetivo de certificar que existe a presença de uma doença ou de um acidente que acabe não possibilitando com que um trabalhador possa exercer as suas funções normalmente.

O resultado vai ser obtido a partir desse procedimento e apto a fundamentar esta concessão, podendo ser prorrogado ou ininterrupto pelos pagamentos do auxílio-acidente. Com o avanço dos serviços tecnológicos do MEU INSS, já é possível fazer o agendamento da perícia médica pela Internet.

Quando é preciso fazer a perícia médica do INSS?

Como já visto, a perícia médica deve ocorrer quando for necessário a possibilidade desse benefício ser concedido, de ser feita uma prorrogação ou quando precisar ser interrompido o pagamento de um benefício previdenciário.

Destaques sobre *** por e-mail

A empresa vai ser responsável por proceder o agendamento da perícia no INSS para comprovar que o seu empregado se encontra em uma situação de incapacidade, que vai ocorrer após 15 dias de afastamento ou um intercalado no período de 60 dias.

A partir deste procedimento a pessoa poderá receber o Auxílio-Doença ou Auxílio-Acidente. E a depender da incapacidade que seja comprovada, o INSS vai determinar o prazo de duração do pagamento do benefício. Ao final, será feito o agendamento de uma perícia médica por até seis meses.

Quem é responsável por realizar uma perícia médica?

Estão habilitados para realizar uma perícia médica aquele que é médico assistente, médico perito e médico do trabalho. Embora inicialmente o trabalhador possa ser afastado por outros profissionais da área da saúde, o seu benefício poderá vir a ser cancelado e ele poderá ter de retornar às suas atividades dependendo do resultado da perícia médica.

Para se preparar para uma perícia médica do INSS, o procedimento pode ser feito pelo telefone, presencialmente em uma das agências espalhadas pelo Brasil ou pela Internet. Informações podem ser consultadas também pelo Telefone 135, que funciona de segunda à sábado, ou mesmo acessando o sistema do Meu INSS pelo telefone.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis