Como pagar os impostos MEI? Veja o passo a passo
O MEI, microempreendedor individual, tem que pagar mensalmente um determinado valor que é referente a impostos. Em suma, esses impostos são embutidos em um boleto que é chamado de DAS que já conta com a contribuição do INSS referente a um salário mínimo – isso não impede que o cidadão continue com mais posteriormente o que tenha acesso ao valor máximo de previdência social. Em suma, o DAS é um boleto que pode ser emitido no portal do Simples Nacional que é chamado de PGMEI e tem ao menos um mês de prazo de pagamento e validade.
O não pagamento faz com que o MEI entre em débito com a União e, assim sendo, tenha dificuldades para abrir uma outra empresa. Neste caso, ao entrar para a dívida ativa pode-se ser obrigado a pagar ovalor de 20% de multa sobre o saldo devedor. E, se não pagar, o tempo em que atuou como empreendedor e pessoa jurídica não será contabilizado para a sua previdência social – que estava com a idade de 63 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens.
Passo a passo DAS
A emissão do DAS MEI deve ser feita através do portal do PGMEI. Por lá, deve-se criar um código de acesso em que o seu computador estará relacionado ao CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Depois disso, basta selecionar o ano base que deseja pagar os boletos e 0 mês. Se preferir, também existe a alternativa de pagar o boleto através do pix que permite com que o seu débito seja anulado na hora.
O boleto pode ser pago em qualquer banco ou casa lotérica e permite que se consiga estar em dia com a previdência e compostos.
Outra obrigação que é rígida perante a lei de quem atua neste regime jurídico é sobre o CCMEI.