Como realizar o pagamento do IPVA passo a passo?
Após ser contabilizado o valor anual do IPVA, o proprietário poderá pagar o imposto à vista, e conseguindo até um pequeno desconto. Porém, caso queira parcelar, o desconto não será possível e conseguirá dividir em até 3 vezes.
Se em São Paulo, o desconto é de 3%, na Bahia, por exemplo, o desconto para os contribuintes que pagam à vista, pode chegar em até 10%.
Em situações excepcionais, existe a possibilidade de pagar o IPVA com cartão de crédito, tanto à vista quanto a prazo. Porém, o responsável deve tomar muito cuidado com o pagamento de contas no crédito. Pois se faz isso, o valor no orçamento disponível no cartão irá reduzir consideravelmente, fazendo, em muitas vezes, que o proprietário se complique financeiramente.
Caso a data de vencimento esteja marcada para um sábado, domingo ou feriado, o pagamento deverá ser efetuado até o primeiro dia útil seguinte. Dessa forma, não haverá multa ou juros.
Morador de São Paulo, não espere o boleto!
O Governo de São Paulo parou de enviar os boletos do IPVA, em 2018. Então, é de total exclusividade do contribuinte saber o calendário de pagamento. Caso o contrário, o débito existirá, e como já falamos, não é nada bom.
É exatamente por isso, que antes de comprar um carro deve-se saber o preço médio do IPVA e se realmente irá caber no seu “bolso”. Portanto, tenha responsabilidade para não não ter problemas financeiros com o estado.
Pandemia: IPVA online
Para quem é do grupo de risco, ainda há a oportunidade de emitir o boleto do IPVA online e esperar com que o documento fique pronto e, depois disso, basta que imprima ela na sua própria casa. O documento agora é MUITO diferente do que antes: não passa de uma folha A4 com um QR Code que é lido pelos policiais ou guardas de trânsito.