Day Off: o que é e como funciona?
De forma sintetizada, o Day Off fornece um dia de folga para o funcionário por algum motivo, como o aniversário, que é o mais comum. Ele pode ser bastante benéfico para a empresa e pode ser implementado pelo setor de RH, Recursos Humanos. O funcionário recebe o dia cheio, mas pode ficar em casa. Essa também é uma forma de garantir a satisfação no ambiente de trabalho e até mesmo, mais produtividade.
Empresas como a Locaweb, que oferece serviços de hospedagem para os clientes em escala internacional, e até mesmo a AWIN, que trabalha com sistema de afiliados, já aplica o Day Off para os seus funcionários. Existem outros programas que podem otimizar o bem estar dos colaboradores dentro da empresa, tais como:
- licença-maternidade estendida: tanto mães quanto pais gostam de ficar com os filhos durante o nascimento. Por isso, dar a eles essa possibilidade de curtir o momento faz com que se sintam gratos e felizes.
- bolsa de estudos: além de ajudar o profissional, está ajudando a própria empresa a ter colaboradores ainda mais especializados no assunto.
- horário flexível de trabalho: o horário flexível é formado pelo banco de horas, em que o funcionário pode sair no momento em que precisar mas deve retribuir as horas faltantes em outros momentos.
- home office: é uma boa alternativa para aqueles que precisam ficar muitas horas no trânsito. Por isso, acabam perdendo muita disposição na estrada.
- Sexta com jornada de sábado: como assim? Essa é uma alternativa bastante comum em empresas de marketing. Sexta-feira é o dia de sair uma ou duas horas mais cedo para curtir o final do dia com amigos e com a família. E essa pode ser uma boa alternativa para aumentar a satisfação no meio de trabalho e a produtividade, ao deixar funcionários descansados.