Declaração de imposto de renda para quem é microempreendedor
Está chegando o momento de ter que declarar o imposto de renda 2022, e quem é pessoa física, mas possui o MEI, como pessoa jurídica, fica na dúvida de como fazer. Todo microempreendedor precisa saber essas condições e diferenças na hora de fazer a declaração.
É preciso ter em mente que sendo pessoa jurídica, é necessário fazer a declaração para a Receita Federal, tanto para a pessoa física, quanto para a pessoa jurídica. Para entender como fazer isso, é necessário entender alguns pontos importantes do próprio Imposto de Renda. Sendo assim, o microempreendedor, precisa saber o que fazer.
Portanto, quem é MEI, une as duas coisas, sendo pessoa física e jurídica. Sendo assim, nesse caso é necessário fazer duas declarações, uma para cada.
Quem é MEI declara
Todo microempreendedor precisa realizar a declaração do imposto de renda. Contudo, na hora de fazer a declaração, é preciso saber os valores faturados pela empresa, ao longo de todo o ano e esses números de rendimentos precisa estar dentro do limite máximo da categoria.
Já para a declaração de pessoa física, as regras são outras. Existe um limite mínimo de R$ 28.559,70 anuais o limite mínimo isento de R$ 40.000 para quem é microempreendedor. Sendo assim, sendo empresário, é obrigatório realizar a declaração.
Regras para quem é microempreendedor
As regras de declaração do imposto de renda para a pessoa física, é diferente de quem é microempreendedor. Contudo, vale ressaltar que o pagamento do DASN-Simei, não é a mesma coisa de declarar. Sendo assim, ele não substitui a declaração de nenhuma das duas pessoas.
O documento, serve como se fosse o pagamento do imposto de renda de quem é pessoa física. Ele é simplificado e possui um valor fixo, mas ainda assim, é necessário declarar o valor da renda bruta, principalmente se o microempreendedor tiver funcionários registrados.
Além disso, os valores dos tributos podem variar de um ano para o outro. O DAS deve ser pago em dia, e a declaração precisa ser feita até o dia 31 de maio. Através do próprio portal do Simples Nacional ou com a ajuda de um contador.
Fazendo a declaração
Dentro do portal do Simples Nacional, o microempreendedor faz a declaração usando seu CNPJ, seleciona a opção de serviços e depois preenche a opção do calendário e os valores de receita bruta total. Essa é uma das formas mais simples de realizar a declaração e regularizar a situação.