Desenrola Brasil: etapa de habilitação das empresas
Programa possibilitará o alívio das dívidas e a criação de novas linhas de créditoAtire a primeira pedra quem nunca contraiu uma dívida! Pois agora o governo dá chances de limpar seu nome. O Desenrola Brasil é um programa emergencial elaborado pelo governo federal, com a Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, para combater a crise de inadimplência.
O objetivo da iniciativa é ajudar as pessoas que se endividaram nesse contexto. Atualmente, o Brasil tem cerca de 70 milhões de negativados. A adesão ao programa por credores, beneficiários e bancos é totalmente voluntária.
Quer entender melhor esse programa e como aderir? Acompanhe!
Adesão das empresas
A etapa atual é de habilitação de empresas que têm dívidas a receber interessadas em fazer parte do Programa Desenrola Brasil.
A partir de agora, o serviço da Plataforma estará disponível para que todas as empresas que têm dívidas a receber – tais como bancos, varejistas, companhias de água e saneamento, distribuidoras de eletricidade possam aderir ao programa e, na sequência, identificar suas dívidas e atualizar os seus valores.
Os credores tem até o dia 9 de setembro para concluir a habilitação no Desenrola Brasil, que pode ser realizada no Portal Credor.
Todas as empresas que têm dívidas a receber e realizam negativações poderão acessar o Portal Credor. Para confirmar a inscrição no programa, os credores devem realizar seu cadastro no Portal e assinar digitalmente o Termo de Adesão através do CPF do representante legal cadastrado na Receita Federal.
O prazo para que os credores ofereçam os descontos no processo competitivo obtém-se através do Portal Credor e no site gov.br/desenrola.
Negociações Serasa
O site do Serasa é um dos canais disponíveis. Para saber se suas dívidas estão inseridas no aplicativo ou no site da Serasa, o consumidor precisa apenas fazer um breve cadastro, colocando nome, CPF, data de nascimento e e-mail para validação.
Em seguida, já pode acessar o app ou o site da Serasa e confirmar se tem ofertas com descontos especiais em seu nome.
Na Faixa 1 poderão ser renegociadas dívidas bancárias e não bancárias que tenham data de inadimplemento após 1º de janeiro de 2019 e sido inscritas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022.
Cadastro de devedores
Os devedores que queiram aderir ao Desenrola Brasil devem acessar www.gov.br, clicar em “entrar com o gov.br”, preencher o número do CPF para criar ou alterar a conta.
Para aumentar o nível da conta de bronze para prata ou ouro, pelas orientações do aplicativo. Ou pela internet na opção aumentar o seu nível, em selos de confiabilidade.
Assim, outra forma de aumentar o nível é realizar o login com a conta do banco. O devedor deverá ter o número de telefone cadastrado no banco para recebimento de SMS e confirmação do acesso.