Salário-família 2022: quem tem direito, valor e como solicitar
O Salário-família é um programa social destinado aos cidadãos brasileiros que possuem filhos de até 14 anos de idade ou que tenham mais deste teto mas que sejam inválidos e incapazes de atuar no mercado de trabalho. A remuneração máxima mensal é de R$ 1.655,98 para os trabalhadores. O valor que cada adolescente ou criança pode receber durante o ano de 2022 é de R$ 56,47. Além dos documentos de identificação social como o RG e o CPF (Cadastro de Pessoa Física), é necessário que os pais apresentem:
- Para os dependentes que possuem até 6 anos de idade, é necessário comprovar que a vacinação está em dia através da caderneta ou portal do SUS, Sistema Único de Saúde.
- Comprovação que o estudante de até 14 anos está comparecendo ao ambiente escolar e que não conta com número elevado de faltas.
Durante o ano de 2022, o salário-família deve ser pago exclusivamente pelo empregador sobre cada dependente que o colaborador da empresa possuir. É função das empresas também pagar o valor para as mulheres, que é chamado de subsídio de esposa.
Mais direitos de quem é CLT – além do salário-família
Além do salário-família, o CLT também tem direitos como receber o décimo terceiro salário em duas parcelas sendo a primeira até o dia 20 de novembro e a segunda delas até o dia 20 de dezembro, podendo ter o dia prorrogado caso seja feriado municipal no local em que se trabalha.
Em suma, aqueles que pagam a previdência social também possuem direito a outras vantagens como é o caso do seguro desemprego, contribuição em dia para o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e auxílio maternidade de 120 dias que pode ser estendido de acordo com a marca. Por fim, mas não menos importante, a previdência social também garante a aposentadoria do colaborador.