É possível se aposentar por tempo de contribuição? Entenda regra do INSS

Agora, a nova regra do INSS prevê que os cidadãos brasileiros somente consigam se aposentar após 35 anos de contribuição tendo ao menos 63 anos para as mulheres e 65 anos para os homens. Portanto, muitos brasileiros estão se questionando se ainda é possível se aposentar apenas pelo tempo em que se tenha chegado à idade que estava sendo imposta pelo sistema de pontos. Foi determinado que todas as pessoas que tenham contribuído o tempo necessário até o dia 12 de novembro de 2019, poderiam fazer a solicitação mesmo que não tenham a idade necessária. 

Como funcionava a aposentadoria antes da reforma do INSS? 

Antes da atual reforma do INSS, a aposentadoria funcionava de forma bastante prática: levava-se em conta apenas os 80% dos maiores salários que já foram construídos durante os anos em que esteve com a carteira de trabalho assinada. Os outros 20% deveriam ser deixados de lado. 

Esses detalhes dos 80% é referente a somente os valores que foram pagos depois do ano de 1994. O que acabou prejudicando as pessoas que contribuíram antes deste prazo e que tinham um salário muito maior. Por isso, algumas pessoas acabam se aposentando com menos, devido ao fato de que não se leva em conta os valores antes de 1994. 

No entanto, agora, foi aprovado um projeto de lei que prevê uma alteração sobre como deve ser feito o cálculo e, agora, pode-se exigir que o INSS analise os anos anteriores de 1994 como forma de revisão e, se ter contribuído com mais, poderá se aposentar com um valor melhor. O que não acontece caso tenha pago menos de INSS antes deste prazo porque isso pode fazer com que o seu benefício seja cortado pela metade. 

Destaques sobre *** por e-mail

Em suma, o melhor a se fazer neste caso é ir em busca de um advogado porque ele saberá exatamente como funciona o tempo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis