Empregado doméstico pode solicitar o seguro desemprego?
Uma dúvida muito comum é se o empregado doméstico pode fazer ou não a solicitação do seguro desempenho . O GOV conta com uma página exclusiva para isso e permite que se faça solicitação em poucos minutos, apenas com a exigência de que se estivesse em dia com a contribuição do INSS. Poderão fazer a solicitação somente as pessoas que tenham sido dispensados sem justa causa e:
- a) não contar com forma de manter a família através de renda própria. Neste caso, a quantidade de parcelas que vai receber pode depender do tempo de contribuição do cidadão.
- b) Tenha atuado ao menos 15 meses nos últimos 24 meses.
- c) Não esteja sendo beneficiado com nenhum tipo de benefício de previdência como é o caso do auxílio acidente e até mesmo a pensão por morte, que se recebe quando se atua como dependente de algum segurado que está falecido.
- d) Tenha solicitado seguro desemprego depois de sete dias contatos de ter sido demitido sem justa causa.
Os dados que serão solicitados no momento em que for solicitar o seguro social são CPF do empregador, Data de admissão e Data de demissão. O tempo estimado de espera é de 30 minutos e se pode fazer o pedido de duas formas, sendo a primária pelo aplicativo do MEU INSS e a segunda pelo número 158.
O aplicativo do MEU INSS conta com uma série de funcionalidades diferentes que permitem que todas as perícias e atitudes relacionadas às atas da previdência sejam agendadas por ali. Apenas tendo uma conta dpm o GOV, você consegue saber quantas vezes já soltou a aposentadoria por invalidez ou outros nervos e até mesmo o seu histórico de contribuição.
Passo a passo para solicitar o seguro desemprego para empregado doméstico
- Acesse a página do GOV ao clicar neste link.
- Depois disso clique na aba de Iniciar.
- Faça a sua conta GOV usando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha, depois basta adicionar os dados dos que forem solicitados.
- Basta enviar para a análise da previdência, tendo até um mês para ter retorno.