FGTS: O cadastro no benefício atrapalha o pagamento?
Muitos brasileiros acabam ficando em dúvida se o cadastro no benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço poderia fazer com que o benefício fosse prejudicado com a contribuição da porcentagem de 8% referente ao salário que deve ser feito pela empresa. No entanto, não é isso que apontava e estar cadastrado apenas permite que se tenha acesso ao saldo sem que perca ou tenha que pagar nada por isso.
Então, como posso ver o saldo que tenho do FGTS?
O processo para ver o saldo que tem do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é bastante simples e prático, veja abaixo qual é o passo a passo:
- Acesse o site www.caixa.gov.br/extrato-fgts
- Agora, deve-se clicar para fazer o login com o GOV em que deve informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ao mesmo tempo em que será solicitado a sua senha. Caso não se lembre da senha ou não tenha uma conta, clique para criar uma. Neste caso, o portal irá fazer algumas perguntas em relação à sua última contribuição ´para a previdência social e últimas vezes que atuou com a carteira de trabalho assinada apenas para confirmar a identidade e ter certeza que é você;
- Agora que tem o acesso, clique na aba de EXTRATO e lá poderá ver quais foram as úteis, as contribuições da empresa em que está atuando com a carteira de trabalho assinada e também o valor total que tem direito. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é pago sempre que o colaborador é demitido sem justa causa e tem o reajuste na faixa de 3% ao ano.
Existem algumas situações em que o cidadão pode ter acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de forma antecipada, como em caso de decreto de emergência na cidade em que vive.