Golpe da suspensão da prova de vida do INSS?: saiba como funciona e evite cair nele!

- Anúncio -

Criminosos estão entrando em contato com beneficiários do INSS e aposentados para afirmar que houve a suspensão da prova de vida dos mesmos e que, para renascer um dia, seria necessário enviar dados como o CPF (Cadastro de Pessoa Física). De acordo com relatos de algumas pessoas que sofreram com o golpe, os criminosos ainda se prontifica a fazer toda a prova de vida online apenas tirando uma foto do rosto e mandando uma imagem do cartão de crédito com os dados na parte inferior. Deste modo, acabam tendo o carvão usado e saem prejudicados. 

De acordo com o que é feito pelo INSS, eles não entram em contato com os seus clientes através do Whatsapp. Por isso, é necessário que os aposentados se mantenham atualizados e informados para evitar que acabem caindo em golpes na internet. 

Está em análise, ainda para entrar em vigor no ano que vem, um projeto de lei que deve acabar com todos os golpes em relação à prova de vida porque ela será suspensa de forma permanente. Deste modo, não será mais função do aposentado confirmar que está vivo e, sim, d a previdência social em fazer o cruzamento do banco de dados. 

Com a aprovação do projeto, a previdência deve integrar outros bancos com o Governo federal para confirmar que o cidadão está vivo quando paga contas em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física)  ou faz algum tipo de empréstimo e financiamento. Por isso, especialistas argumentam que o número de golpes deve cair de forma exponencial ao mesmo tempo em que se garante mais praticidade tanto para os bancos quanto para os aposentados em si. 

O cruzamento de banco de dados é um sistema mais seguro para confirmar que se está vivo e pode continuar sendo beneficiário do INSS. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis