Imposto de renda: veja datas de restituição para esse ano

Durante essa quinta-feira (24), a Receita Federal se manifestou sobre a declaração do imposto de renda, que deve começar a ser entregue a partir do dia 07 de março. Também houve a declaração de quais seriam os dias em que a retribuição começaria a ser paga, sendo eles 31 de maio, 30 de junho, 29 de agosto, 31 de agosto e 30 de setembro. Em suma, é estimado que mais de 34 milhões de declarações sejam entregues tendo em vista que o teto máximo de isenção é de R$ 28,5 mil por ano com rendimento tributável e de R$ 40 mil por ano com rendimento não tributável. 

O que é rendimento tributável e não tributável no imposto de renda? Descubra agora mesmo para saber se tem ou não como declarar

Muitas pessoas podem ficar na dúvida sobre a diferença de cada um deles. No entanto, funciona de forma bastante simples:  o tributável é tudo aquilo que recebe trabalhando como o salário de CLT e até mesmo décimo terceiro. Já em relação ao não tributável, é aquele que já declarou como MEI e até mesmo o que ganhou ao vender as suas férias, bolsas de estudos e outros. 

Quem investiu na Bolsa de Valores também tem que declarar IRPF neste ano, viu?

Os grupos de cidadão que investiram na Bolsa de Valores também devem entregar a declaração do imposto de renda neste ano mesmo que o teto de tributação não tenha sido atingido. E isso também vale até mesmo para as pessoas que compraram somente uma ação, como foi o caso do Nubank assinado entrou para a bolsa de Valores. Outro ponto que é alertado pela União é que as empresas que estão pagando dividendos do ano passado exigem que se declare isso. 

Destaques sobre *** por e-mail

Acompanhe o Trabalhador para se manter atualizado sobre todas as notícias relacionadas ao mundo do imposto de renda 2022. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis