INSS: Confira quais são os grupos que receberão benefício essa semana
Aqueles aposentados e pensionistas que recebem menos de um salário mínimo estão suscetíveis ao recebimento do INSS nessa semana. Mas é importante ressaltar que o pagamento irá acontecer conforme a ordem crescente do número final do Número de Identificação Social de cada um.
Ontem (28), aqueles que possuem a documentação com o final de número 2 puderam receber suas respectivas quantias do INSS. A partir de hoje (29) começam a receber aqueles que possuem o NIS com término no número 3. Sendo assim, os pagamentos se estenderão até o dia primeiro de abril, nessa sexta-feira.
Mas aqueles que perderem o prazo do pagamento de INSS referente ao mês de março possuem até a data de 7 de abril para solicitar seu dinheiro. A maneira mais fácil e confiável de conferir o extrato referente ao INSS é através de seu portal virtual ou aplicativo.
Já aqueles que recebem uma quantia superior a um salário mínimo devem atentar-se as próximas datas referentes ao pagamento do INSS. No dia primeiro de abril, aqueles que possuem seu NIS com final no número 1 ou 6 devem recorrer ao pagamento. Enquanto aqueles que tem o fim do NIS 2 ou 7 devem fazer isso no dia seguinte.
Já os aposentados e pensionistas que tem o NIS concluído entre 3 ou 8 devem buscar o recebimento no dia 5 de abril. Detentores de NIS que terminam entre 4 e 9 podem receber seus pagamentos no dia 6. Por fim, aqueles que recebem mais de um salário mínimo e têm o NIS que se encerra em 5 ou 0 devem procurar pelo pagamento no dia 7.
Qual é a realidade do benefício do INSS em 2022?
Em suma, o número de brasileiros que recebem o benefício do INSS como aposentados e pensionistas supera os 36 milhões. Mas um detalhe importante quanto a isso é que a maioria desses recebe apenas um salário mínimo. Portanto, ao todo cerca de 60% recebe o valor de 1212 reais desde a mudança do piso nacional.
Aqui abordamos o portal virtual e o aplicativo “Meu INSS” para aqueles que desejam consultar seus benefícios. Mas vale ressaltar que também é possível fazer isso por meio do número 135. A partir dele o atendimento telefônico do INSS acontece. E tudo necessário para conseguir executar a consulta é o fornecimento dos dados solicitados pelo atendimento.
Vale ressaltar que o pagamento que tem como referência o NIS considera o último número do documento, e não seu digito verificador. Portanto, os mais de 36 milhões de cidadãos que recebem alguma quantia do INSS como aposentados ou pensionistas devem atentar-se a esse fato.