INSS: qual benefício eu devo solicitar o auxílio doença ou aposentadoria por invalidez?
O Auxílio Doença e a aposentadoria por Invalidez são dois benefícios que são pagos pelo INSS para os cidadãos que estão em dia com as contribuições para a previdência social. No entanto, muitas pessoas não sabem qual seria a melhor alternativa para solicitar e é sobre isso que o Trabalhador deve abordar neste artigo.
- Auxílio Doença: ele conta com o período médio de afastamento das empresas de 15 dias mas pode acabar variando de acordo com o grau da situação. Ele deve ser uma alternativa para as pessoas que estão enfrentando um problema imediato mas que devem voltar para o mercado de trabalho em breve.
- Aposentadoria por invalidez: neste caso, deve-se solicitar quando não se está apto para trabalhar e é uma situação permanente ou prolongada que vai durar meses ou anos como a quebra de alguma parte do corpo ou doença.
Vale salientar que é possível que a pessoa que esteja recebendo auxílio doença faça a migração para a aposentadoria por invalidez. Entretanto, a aposentadoria por invalidez do INSS exige que o cidadão realize perícias constantes para comprovar a situação de saúde e incapacidade.
Excesso de trabalho pode render auxílio doença do INSS. Você sabia disso?
A Síndrome de Burnout está cada dia mais conhecida e isso acontece por uma série de motivos. Em suma, ela se trata do cansaço excessivo de determinados colaboradores mediante o excesso d e trabalho que desencadeia em crises de pânico e ansiedade. No ano de 2022, a síndrome está sendo considerada como doença ocupacional e permite que os cidadãos façam a solicitação do auxílio doença.
Em casos mais graves, caso a síndrome de Burnout tenha ocasionado o aparecimento de depressão que impeça o cidadão de trabalhar, ele também pode vir a solicitar a aposentadoria por invalidez.