Laboratório de química: normas de segurança
Para aqueles que atuam dentro de um laboratório de química, existe uma série de normas de segurança e saúde no trabalho e nós iremos abordar sobre algumas delas, principalmente sobre conceitos éticos de um técnico. Portanto, continue a leitura para saber mais.
EPI no Laboratório
Inúmeras profissões, sejam elas industriais ou não, fazem o uso de equipamentos de proteção individual. Eles servem para proteger o funcionário em casos de acidentes como quedas e até mesmo explosões. E, para a química isso não é diferente.
É crucial que o funcionário tenha acesso a:
- Óculos de proteção fechado: garante que nenhum material entre em contato com a visão e cause problemas de vista como cegueira.
- Jaleco: permite que o funcionário consiga ministrar ácidos e produtos fortes sem a necessidade de correr o risco do material entrar em contato direto com a roupa, causando manchas e até mesmo queimaduras.
- Luvas: Por questões de segurança, para garantir que não haverá acidentes, é crucial que o trabalhador faça o uso de luvas que protegem sua pele assim como o jaleco.
- Cabelo preso: o cabelo grande de mulheres ou homens pode prejudicar o trabalho quando cai sobre os olhos ou sobre a bancada. Portanto, sempre os prenda no topo com um coque ou rabo de cavalo.
Ética no trabalho
Outro ponto a ser observado é a ética no trabalho. Alguém que trabalha em um laboratório de química deve estar ciente dos acidentes que podem acontecer. Portanto, sempre faça o uso de calça comprida, tênis com meia e blusa de manga longa. Não é ético e aceitável que o profissional compareça usando roupas abertas porque aquela superfície pode entrar em contato com materiais que causam problemas na pele.
Outro ponto é sobre os cuidados de manuseio nas bancadas: evite ao máximo os movimentos bruscos e acelerados. Ande sempre devagar.