Lista completa de doenças psiquiátricas que têm cobertura do INSS
Diferente do que muitas pessoas acreditam, o INSS também garante alguns benefícios para as pessoas que possuem algum tipo de transtorno psiquiátrico. Sem contar que uma grande parte deles devem ter sido impulsionados pela crise da Covid-19 que fez com que as pessoas ficassem mais em casa: dados mostram que a venda de medicamentos como calmantes durante a pandemia no ano de 2020 aumentaram em ao menos 17%.
Dados da própria prefeitura mostram que ao menos 75,3 mil trabalhadores estejam encostados devido a um quadro de crise depressiva, o que acaba sendo referente a ao menos 37% de todos os afastamentos que estão sendo realizados por algum motivo de doença. Ao todo, estima-se que ao menos 12 milhões de suicídios sejam realizados por ano no país.
Como forma de garantir a saúde dos cidadãos, o INSS permite que as pessoas que sofrem com transtornos esquizoafetivos, transtorno bipolar, transtorno do espectro autista, transtornos de ansiedade (como síndrome do pânico, fobias, etc.) e transtornos devido ao uso de álcool tenham acesso a algum benefício de acordo com o tempo em que precisarem ficar paradas.
Benefícios que são concedidos pelo INSS para pessoas com transtornos mentais
- Auxílio-Doença ou por incapacidade temporária: Consegue-se ter a liberação da empresa na qual se trabalha pelo período de até 15 dias sem que o valor seja descontado do salário. No entanto, vale salientar que para isso, é necessário que o cidadão tenha realizado ao menos 12 contribuições para a previdência.
- Aposentadoria por Invalidez– Necessário ter pago ao menos 12 benefícios. No entanto, neste caso, o cidadão consegue ter o valor de um salário mínimo devido ao fato de que não consegue trabalhar e se manter em algum emprego por causa da doença.
- Benefício de Prestação Continuada – este benefício também é pago para as famílias que contam com idosos.