Mentiras causam demissão por justa causa? Vc vai se surpreender!!
Nem sempre mentir é um bom negócio para faltar ao trabalho. EntendaAs mentiras existem desde que o mundo é mundo e a cada dia que passa, elas se tornam verdadeiros enredos de tramas sórdidas. Mas você sabia que mentir no ambiente de trabalho pode causar demissão por uma justa causa? É verdade!
Toda empresa tem um funcionário “criativo”, ou seja, pode ser aquele que inventa vários motivos para faltar ao trabalho. Muitos “matam” a avó, os pais, os irmãos, várias vezes só para fugir do emprego. Só que essas mentiras podem dar uma verdadeira dor de cabeça para o funcionário.
Hoje em dia com o advento das redes sociais é difícil mentir para o patrão. Dizer que está doente e ser flagrado na praia, pode ser motivo para você perder o emprego. Ser demitido por justa causa não é um bom negócio, isso porque o trabalhador vai perder alguns direitos.
Ele vai ficar sem poder sacar o FGTS (Fundo de garantia). Não poderá contar com o seguro-desemprego. Então, antes de contar uma mentira para o seu patrão, pense duas vezes!
Mentiras causam demissão
Grande parte das demissões por justa causa, segundo os especialistas, são causadas por mentiras como enganar o patrão que está doente, outras informações falsas para ter uma folga. Há quem invente uma morte em família para poder deixar de trabalhar por um período de tempo.
Mas as redes sociais se tornaram uma inimiga para quem gosta de mentir no trabalho. O mentiroso que conta uma história triste e vai para praia, pode ser descoberto se alguém postar uma foto do trabalhador curtindo um “solzinho”.
O que vai possibilitar que a empresa para onde o trabalhador contou a mentira, levante provas suficientes para demiti-lo. Para que o empregado não entre na justiça com um pedido de contestação, a empresa deve ter o maior número de provas possíveis.
Quebra de confiança
É ruim quando é quebrada a confiança que a empresa tem naquele funcionário. Uma boa relação entre empregado e empregador é o melhor que pode acontecer num ambiente de trabalho.
Cabe às empresas disciplinar o seu colaborador, criando formas de advertir quando ele cometer algum erro em situações simples.
Mas quando o funcionário quebra a regra de confiança, a demissão por justa causa será a melhor saída para o empregador. E esta é uma punição máxima. O empregado que tem intenções não muito corretas para abandonar o emprego, com certeza poderá ter demissão por justa causa.
Nos tempos atuais, que o desemprego está alto em nosso país, o bom é ter um excelente comportamento no ambiente de trabalho. É mais fácil ser sincero com o chefe, pedindo que ele adiante suas férias, para você poder descansar. Manter o emprego é a melhor decisão que um trabalhador pode tomar.