domingo,
21 de dezembro de 2025

Não existe mais NENHUMA vantagem em ser MEI em 2022?

O MEI, microempreendedor individual , é um regime de empresa mais simplificado para quem está começando e ainda não domina os assuntos fiscais. Com esse porte de empresa, consegue-se ter faturamento de até R$ 81 mil por ano. Ao todo, vale salientar que existem duas obrigações que devem estar em dia, sendo a primeira que é em relação ao pagamento mensal do DAS que está por volta de R$ 66,6 e a segunda que é feita apenas uma vez por ano, que é declarar o valor de faturamento do ano anterior. 

Muitas pessoas acreditam que não existe nenhum tipo de vantagem em abrir um MEI, mas, será mesmo que não? 

MEI  que paga o DAS em dia conta com privilégios!

O MEI que está em dia com as suas obrigações tem direito a alguns privilégios como  o auxílio maternidade, aposentadoria, auxílio doença, auxílio reclusão e até mesmo a pensão por morte. Sem contar, claro, que tem a possibilidade de emitir notas fiscais para os seus clientes. O que acontece é que muitos empreendedores individuais acabam perdendo essa vantagens porque não pagam as contribuições para o INSS no prazo que é estipulado pelo PGMEI. 

O ato de não pagar e ser negligente com os impostos deste porte de pessoa jurídica pode fazer com que o empreendedor acabe caindo na malha fina da União e seja inclusive na dívida ativa. A Dívida Ativa determina que o valor devido poderá ser acrescido de até 20% até que seja pago.  Os juros, entretanto, variam de acordo com a taxa Selic no mês em que se está. 

Sem contar ainda que o DAS não pago acaba não sendo contabilizado para a aposentadoria e outros benefícios que são fornecidos pelo INSS. A dívida ativa impede que o MEI abra outra empresa posteriormente sem que a pague primeiro.

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador