Nem todo mundo sabe que Ney Matogrosso também é iluminador de espetáculos. Sendo assim, ao longo de sua carreira ele é sempre o supervisor das suas próprias apresentações.
O artista também ganhou destaque pelo seu trabalho de iluminação e seleção de repertório no show de Cazuza (Ideologia) e no show de Chico Buarque (Paratodos). Logo, Ney afirma que tenta fazer a luz causar sensações nas pessoas.
Em 2008, Ney Matogrosso fez sua primeira aparição no cinema, no curta-metragem Depois de Tudo, sob Direção de Rafael Saar, e posteriormente o artista voltou às telinhas, participando do filme Luz das Trevas de 2009, sob a Direção de Helena Ignez.
Sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico, desde sempre causam os diversos sentimentos nas pessoas. Sendo assim, desde os anos 70 há uma ligação muito forte sobre o estilo do artista, com a existência de uma certa mudança nos padrões de comportamento masculino, apropriados no Brasil.
Nome
Ney de Souza Pereira
Gênero
Masculino
Famoso como
Ney Matogrosso
Nacionalidade
Brasileira
Ocupação
Cantor – Compositor – Dançarino – Ator – Diretor
Nascimento
1 de agosto
Conhecida por
Terceira maior voz brasileira de todos os tempos
Infância e adolescência
Nem todo mundo passa por uma infância ileso de problemas e grandes traumas. Sendo assim, não foi diferente no caso da infância e adolescência de Ney, uma vez que o artista também sofreu muito com vários aspectos com relação à sua homossexualidade e exclusão.
Ney Matogrosso é filho de Antônio Matogrosso Pereira e Beita de Souza Pereira. Sendo assim, a infância de Ney foi marcada por constantes mudanças de cidade para cidade com grande frequência.
Seu nome artístico é uma referência a seu Estado natal, Mato Grosso. Sendo assim, Ney nasceu na cidade de Bela Vista, que faz fronteira com o Paraguai.
Ele é considerado por ser, talvez, o maior intérprete brasileiro e o mais produtivo no cenário artístico. Logo, a adoção do nome artístico Ney Matogrosso, foi adotado pelo artista somente no ano de 1971, após ele se mudar para São Paulo.
Desde muito jovem já demonstrou dotes artísticos: canto, pintura e interpretação. Logo, teve a infância e uma adolescência solitárias, pois se sentia incompreendido pela família e também, diferente dos outros meninos.
Quando completou 18 anos, Ney Matogrosso assumiu a homossexualidade, e decidiu sair da casa dos pais para ingressar na Aeronáutica. Sendo assim, nesta época, Ney ainda se encontrava em dúvida com relação à futura profissão.
Sempre gostou de ler sobre teatro e música. Desta maneira, na adolescência cantou em bares e cabarés de Bela Vista e cidades próximas, com um grupo de amigos.
Por sorte, ele desistiu de servir as forças armadas. Sendo assim, o artista chegou a morar em Brasília, onde pode trabalhar em um laboratório de anatomia patológica, pertencente ao Hospital de Base do Distrito Federal.
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.