Nova carteira de identidade digital: como obter a sua

Alguns estados já estavam emitindo a Carteira de Identidade Nacional. Veja as mudanças
- Anúncio -

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) já começa a ter oferecimento por todos os Estados do Brasil , adotando o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) como padrão de identificação. O objetivo é a redução de fraudes e burocracias governamentais.

No entanto, a troca do Registro Geral (RG) pelo novo documento não precisa ser feita imediatamente. O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi criada com o objetivo de simplificar o dia a dia dos cidadãos, além de facilitar o processo de identificação, substituindo o RG pelo número do CPF.

Destaques sobre *** por e-mail

A alteração foi determinada por meio do Decreto nº 10.977, de 2022. Além do número de identificação, outras mudanças foram feitas, por exemplo, a criação da CIN digital.

Assim, os cidadãos podem acessar o documento pelo celular, além de poderem utilizar um QR Code incluído no novo modelo físico. A primeira via e a renovação do documento são gratuitas

- Anúncio -

A finalidade do QR Code é proporcionar mais segurança aos cidadãos, já que, por meio dele, é possível saber se o documento foi roubado ou perdido, dificultando ainda mais as operações fraudulentas e golpistas no país.

QRCode

A nova CIN tem um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado. 

Foi incorporado também um código internacional usado em passaportes, chamado MRZ, que facilita o uso do RG como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Elementos gráficos modernos também dificultam falsificações do novo modelo.

- Anúncio -

Versão Digital

Brevemente, os brasileiros terão acesso à nova CIN também em formato digital, pelo aplicativo Gov.br, do governo federal. 

Após emitir o documento impresso, o usuário poderá baixar o app nas lojas IOS ou Android, fazer o cadastro, e acessar o documento pelo telefone celular, pelo tablet ou pelo computador. Também em breve, o Detran.RJ ampliará o acesso ao novo documento para cidadãos de outras faixas etárias.

Como emitir o novo documento?

- Anúncio -

O prazo de validade da nova CIN varia conforme a idade da pessoa: é de 5 anos para crianças até 11 anos e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir de 60 anos, o prazo é indeterminado.

Para requerer a versão digital do novo Registro Geral (RG), você pode usar o aplicativo Gov.br, compatível com smartphones Android e iOS. Primeiramente, abra o app e vá até a seção denominada “Carteira”. 

Depois, clique no ícone de adicionar (sinal de mais) e escolha “Carteira de Identidade”. Vale ressaltar que esse passo só pode concluir se você já tiver a sua e estiver de posse da versão física do documento.

Para emitir a versão física do documento será preciso se dirigir as redes de atendimento como Expresso Cidadão e Poupa Tempo do seu município. 

- Anúncio -

Outras mudanças

Além das alterações descritas outras mudanças previstas pelo decreto, publicado no Diário Oficial da União, que estabelece as novas normas atreladas ao RG. 

  • Adoção do padrão internacional código MRZ (permitirá o uso na identidade na qualidade de passaporte em países do mercosul); 
  • Autenticação do documento através do Qr code; 
  • Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento; 
  • No novo RG constará a naturalidade do cidadão; 
  • Novo prazo de validade, a depender do perfil da pessoa; 
  • Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
  • Identificação se o titular é doador de orgão ou não; 
  • Validade em todas as regiões do país.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis