terça-feira,
4 de novembro de 2025

Condomínio pode proibir a presença de pets?

- Anúncio -

De acordo com os dados que foram liberados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao menos 62% de todas as residências possuem ao menos um pet, seja cachorro, gato ou outro. Essa porcentagem é o equivalente a mais de 40 milhões de residências. Apesar de muitos prédios proibirem – principalmente quando são alugados devido ao receio do dono sobre cheiro e sujeira – a lei garante que cada apartamento é autônomo e pode tomar a decisão sobre ter ou não pets. 

Por isso, uma forma de garantir os seus direitos e de outras pessoas que moram no local, é necessário garantir que o animal não suje os elevadores, escadas ou outros ambientes. Além disso, é importante que ele não atrapalhe a rotina de outros moradores ao, por exemplo, ficar latindo durante a noite ou ser muito bravo (em alguns casos, podem atacar outros moradores). 

Deste modo, pode-se afirmar que os pets têm a liberdade de morarem com os seus donos. No entanto, não podem ir contra os direitos de outras pessoas que moram no mesmo local. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Pesquisa do G1 aponta que o mau cheiro dos pets nos condomínios são os principais alvos de reclamação

Muitas vezes, não são os pets em si  que causam a reclamação: quando eles são limpos e não trazem o cheiro desconfortável, os vizinhos conseguem tolerar. O problema, de acordo com o Sindicato da Habitação (Secovi), é que muitos donos não cuidam adequadamente e acabam deixando o cheiro se alastrar para os corredores junto a sujeira quando saem com os animais.

Por isso, pode haver a multa de até R$ 200 – dados estes que são referentes ao ano de 2014, esse valor reajustado de acordo com a inflação no ano de 2021 é maior. Um exemplo citado pelo G1 é em relação ao Parque Primavera, zona sul de São José dos Campos: mais de 4 mil pessoas moram no lugar e a reclamação principal é sobre os bichos. 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana