Passo a passo para sacar o FGTS por motivo de saúde

De acordo com o que é informado pela Caixa, o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que é pago referente a ao menos 8% do salário dos funcionários na modalidade de CLT, pode ser sacado em alguns casos específicos como quando há demissão sem justa causa. No entanto, ainda existe a possibilidade de ter acesso a todo o valor em caso de doença que pode comprometer o risco de saúde de determinado colaborador. Doenças comuns como AIDS e câncer permitem liberação  contanto que haja a comprovação de que se sofre com elas, como usando atestado médico.

Somente durante o ano de 2021, é estimado que mais de 400 mil pessoas tenham tido o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pelo motivo de doença.

O mais indicado é que a solicitação seja feita mediante uma agência da Caixa sendo necessário levar a confirmação médica de que a doença realmente existe e que estava contando com o acompanhamento. Outras doenças que permitem que haja a liberação do saldo que se tem do FGTS são espondiloartrose anquilosante, hanseníase, hepatopatia grave, nefropatia grave. 

Caso a empresa na qual o colaborador está atuando não esteja em dia com as suas obrigações fiscais, o mesmo pode contar com o prazo de cinco anos para exigir o valor perante a lei de acordo com o que é previsto para constituição do CLT. 

FGTS  também é sacado de acordo com a data de aniversário!

Destaques sobre *** por e-mail

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço também conta com a permissão de saque de acordo com o mês de aniversário. Ou seja, as pessoas que nasceram em janeiro podem ter acesso ao valor do saldo no mês de janeiro, o mesmo serve para os outros meses. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis