PIS/PASEP 2022: saiba como calcular o valor do seu benefício
O PIS/PASEP começou a ser pago durante o dia 08 de fevereiro e deve ter os seus pagamentos estendidos até o dia 31 de março. Em suma, o valor que deve ser recebido é proporcional ao tempo de trabalho durante o ano de 2020 que é o ano que está sendo pago. Mas, como assim? De forma bastante simplificada, deve-se fazer o seguinte cálculo:
- Divide-se o valor de um salário mínimo por 12, que é a quantidade de meses que existem no ano de 2020.
- Depois disso deve-se multiplicar o resultado da primeira conta pela quantidade de meses que foram trabalhados durante 2020 – tendo em vista apenas meses completos.
- Agora, pronto! O resultado que teve em seu cálculo é referente ao valor que deve receber da Caixa ou do Banco do Brasil.
Quais são os requisitos para receber o abono salarial do PIS/Pasep neste ano?
Você sabia que não é qualquer tipo de cidadão que tem acesso aos abonos salariais? Para isso, é necessário estar dentro de alguns requisitos básicos e, claro, não estar assinado como MEI, microempreendedor individual. O MEI é uma pessoa jurídica que pode faturar o valor de até R$ 81 mil e contratar um colaborador, ele não tem vínculos empregatícios que são exigidos para se ter acesso ao abono.
- Importante que o cidadão já esteja inscrito no PIS/PASEP há cinco anos ou mais.
- Ter recebido o valor de até R$ 2200 como salário mensal no ano de 2020.
- Ter atuado ao menos um mês completo com a carteira de trabalho assinada ou como servidor público.
Tenho de anos anteriores, e agora?
Se possui algum saldo de anos anteriores, também existe a alternativa de você sacar somente a partir do mês de abril quando o calendário do atual PIS/PASEP terminar, essas foram as orientações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e da Previdência.