PIS/Pasep: Caixa divulga lista de 1,6 milhões de trabalhadores que irão receber depois de ter benefício cancelado, veja se está nela!
Durante o começo deste mês, a Caixa em parceria com o Dataprev anunciou que estaria fazendo uma análise de mais de 2 milhões de novos perfis que poderiam ser incluídos para o pagamento do PIS/Pasep no ano de 2022 que estaria pagando o valor do tempo atuado efetivamente em 2020.
Em suma, foi declarado que algumas pessoas que estavam trabalhando no ano não conseguiram ser beneficiadas porque, por algum motivo, não foram incluídas no Rais. O valor máximo que se tem direito de sacar é de até um salário mínimo ele é compatível com a quantidade de tempo que foi autuado no ano base. Para saber quanto tem para receber, basta baixar o Caixa Trabalhador ou até mesmo dividir o valor de R$ 1210 por 12 e depois multiplicar pela quantidade de meses inteiros atualizados.
As orientações foram dadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) que determinou quais grupos deveriam ser consideradas com legíveis para receber o programa social do abono, sendo eles: aqueles que atuaram ao menos um mês durante o ano base de 2020, os cidadãos que tiveram o valor salarial de até dois salários mínimos brutos por mês e aqueles que estão há cincos anos ou mais inscritos no sistema do PIS/Pasep. Vale salientar que para esse programa social, somente se leva em consideração os meses trabalhados com carteira de trabalho assinada e como servidor público. Deste modo, o MEI e o freelancer que trabalha de modo autônomo não teria direito.
O valor que está sendo pago pela Caixa é bilionário e ainda nesta quinta-feira (17) estão liberando o teto para os grupos que nasceram no mês de agosto.
Em suma, o governo permite que haja a solicitação de saque de anos anteriores, sendo de até 5 anos atrás como prazo. No entanto, é necessário que o cidadão vá presencialmente até uma agência.