PIS/PASEP: dois novos grupos recebem lotes nesta quinta

- Anúncio -

Durante essa  quinta-feira (24), está sendo estimado que ao menos dois grupos de beneficiários tenham acesso ao valor do PIS/PASEP que está pagando apenas um salário mínimo como se fosse um décimo quarto para quem é trabalhador de baixa renda e que atuou ao menos um mês durante o ano base de 2020. Os grupos  que deverão receber aqueles que nasceram em outubro (em relação ao PIS) e com o final do NIS 9 (em relação ao Pasep). 

Para saber quanto que vai receber, basta que o cidadão devolva o valor de R$ 1210 por 12 e depois multiplique pela quantidade de meses que foram trabalhados durante o ano base. Ou então, também existe a alternativa de usar o Caixa Trabalhador: pelo aplicativo, se consegue ter uma noção sobre  o valor que tem de saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, e o abono salarial.

Em suma, neste ano acreditava-se que o governo federal iria realizar o pagamento em dobro, mas não foi isso que aconteceu: está faltando pagar o ano de 2021, mas espera-se que o pagamento seja realizado somente no ano de 2023. 

PIS/PASEP: posso sacar de uma pessoa falecida? 

Para sacar o abono salarial do PIS/PASEP de uma pessoa falecida, é necessário que o indivíduo entre com um processo e faça a solicitação perante a Caixa devido ao fato de que ir apenas ao banco e retirar o valor pode ser considerado como crime. 

É direito do herdeiro de ter acesso ao valor do abono salarial e outros benefícios sociais que estão bloqueados na instituição, como é o caso do Fundo, em que a empresa tem que pagar ao menos 8% do salário como contribuição. 

Quem vai ter direito neste ano? 

Neste ano, terão direito os grupos que: 

  • Trabalhado ao menos um mês durante o ano base de 2020, devendo ser com carteira de trabalho assinada ou como servidor público. 
  • Contou com o valor salarial de até dois salários mínimos brutos e não mais do que isso. 
  • Estão há cinco anos ou mais cadastrados no sistema do PIS/PASEP. 
  • Tiveram os seus dados informados corretamente no portal do RAIS, que deve ser informado por todas as empresas que contam com empregados  eu possum salários de até dois salário mínimo. inclusive por quem é MEI, microempreendedor individual, e realizou algum tipo de contratação. 

Ao todo, neste ano, está sendo estimado que uma faixa de 24 milhões de brasileiros tenham o direito de receber o valor do abono salarial do PIS/PASEP. Sem contar ainda que é estimado que mais de R$ 30 bilhões estavam estagnados de anos anteriores a 2020, que está sendo pago somente agora, mas que haviam sido esquecidos pelos brasileiros. A solicitação de saque do ano anterior é permitida, no entanto, é necessário que o cidadão vá até a Faixa com seus documentos e comprovante de residência para tal. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis