PIS/Pasep: quando os grupos nascidos em setembro devem receber?
Durante a última quinta-feira (17), receberam o PIS/Pasep os grupos que nasceram no mês de agosto. Os nascidos no mês de setembro estão previstos para serem beneficiados somente na terça-feira (22) pela Caixa. No mesmo dia, os grupos com o final do NIS 8 deverão ser beneficiados pelo Pasep pelo Banco Central do Brasil.
Em suma, o valor máximo que pode ser recebido por cada cidadão está sendo de R $1.210, que é pago somente para aqueles que trabalharam durante todos os doze meses cheios do ano de 2020. Para ter direito ao benefício social, que é considerado como se fosse um décimo quarto para trabalhador de baixa renda, é necessário que o valor do salário máximo e bruto tenha sido de até dois salários mínimos durante o ano base.
Devido ao fato de que se trata de um programa que é pago somente para quem conta com vínculos empregatícios, quem atua como MEI, microempreendedor individual, não teria direito de receber o valor justamente porque não existe nenhuma outra empresa que faz a contribuição para o mesmo.
PIS/Pasep: ao menos 1,6 milhões de pessoas foram beneficiadas fora do calendário nesta semana
Ao todo, é estimado que ao menos 1,6 milhões de famílias tenham sido beneficiadas durante essa semana pelo PIS/Pasep. A concessão do programa social aconteceu depois que houve uma nova análise do portal do Dataprev. Contudo, é importante salientar que o grupo está previsto somente para receber entre os dias 29 e 31 de março e não no mesmo calendário que os demais cidadãos.
Os cidadãos que contam com saldo de até cinco anos atrás também podem fazer a solicitação do benefício social e o mesmo vale em caso de herdeiro que pode entrar na justiça para pegar o valor que foi deixado pelo falecido tanto na agência da Caixa quanto no Banco do Brasil.