Postos do Cadúnico voltam a registrar longas filas nesta semana

Segundo relatos de usuários, várias capitais voltaram a registrar longas filas nos postos de atualização e inscrição no Cadúnico

Quem tentou atualizar ou se inscrever no Cadúnico durante esta semana, certamente encontrou dificuldades. Relatos de cidadãos brasileiros mostram que vários pontos de atendimento geridos por prefeituras registraram uma alta procura por atendimento. Filas chegaram a percorrer quarteirões.

Foi o que aconteceu, por exemplo, em Salvador, na Bahia. Segundo informações da imprensa local, a sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), amanheceu com uma longa fila durante todos os dias desta semana.

Na capital baiana, alguns usuários afirmaram que só conseguiram agendar atendimento para 2023.

No Recife, em Pernambuco, a situação não foi muito diferente. Na capital pernambucana, a sede do Cadúnico no centro da cidade registrou uma alta procura nos últimos dias. A situação por lá foi agravada por causa de uma confusão. Moradores do local reclamaram do barulho e chegaram a jogar objetos em quem estava na fila.

A alta procura por sedes do Cadúnico em capitais e grandes cidades brasileiras pode ser um indício de que a fila de espera para entrada em programas sociais está aumentando. Afinal de contas, mais pessoas estão procurando as prefeituras justamente com o intuito de entrar em projetos do Governo Federal.

Destaques sobre *** por e-mail

Os dados atuais da fila de espera já revelam a situação. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, pouco mais de 2,8 milhões de brasileiros estão na lista aguardando por uma vaga no programa Auxílio Brasil, por exemplo.

Ao mesmo passo, dados do Congresso Nacional apontam que a fila para o vale-gás já conta com mais de 18 milhões de indivíduos.

Governo vai zerar a fila?

Vale lembrar que o Governo Federal já zerou a fila de espera no início deste ano. No entanto, a lista voltou a crescer  nos meses seguintes. O próprio Ministério da Cidadania, que é o órgão pagador do benefício, reconhece que a situação piorou nos últimos meses.

De todo modo, o Governo Federal afirma que poderá zerar a fila de espera mais uma vez neste segundo semestre. No entanto, para que isso aconteça, seria preciso aprovar a PEC dos Benefícios, que instituiu o período de emergência.

Uma fila de espera se forma quando o número de pessoas aptas ao recebimento de determinado auxílio social é maior do que a quantidade de vagas disponíveis para aqueles usuários.

Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no país. São cidadãos que precisam de algum tipo de ajuda financeira neste momento.

Embora os programas do Governo sejam geridos pelo Planalto, o processo de entrada no Cadúnico é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade, de modo que as pessoas que desejam entrar na lista precisam entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como o procedimento funciona por lá.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis