Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor termina na quarta-feira

Eleitores podem fazer o processo pela internet. Veja o passo-a-passo

Quem quiser votar nas eleições 2022 tem só até esta quarta-feira, dia 04, para emitir ou regularizar o título de eleitor. Os serviços podem ser feitos on-line pelo sistema Título Net disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o TSE, 4 de maio também é o prazo final para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, ou incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis.

Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e não serão permitidas mais mudanças para as Eleições 2022.

As eleições estão marcadas para o próximo dia 02 de outubro (primeiro turno) e dia 30 de outubro (segundo turno). Neste último caso só acontece se um dos candidatos para os cargos de presidente e de governador não alcançar a maioria absoluta de votos.

Os brasileiros vão às urnas este ano para eleger candidatos à Presidente da República, Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

Destaques sobre *** por e-mail

Como solicitar o título pela internet?

O processo de regularização e de retirada do título de eleitor pode ser feito todo pela internet.

Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se for o caso) e comprovante de quitação do serviço militar.

Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do Sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside.

Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação que são:

  • Uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis