Profissões que vão se destacar e crescer nos próximos 10 anos

Nos próximos 10 anos, o mercado de trabalho estará mais competitivo, mas trará consigo oportunidades em diferentes áreas
- Anúncio -

O mercado de trabalho dos próximos 10 anos será muito diferente do que conhecemos hoje, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Algumas carreiras estarão em evidência, com um crescimento acelerado e repletas de novas oportunidades.

Segundo o Bureau of Labor Statistics, a busca por certas profissões aumentará exponencialmente, fazendo com que essas áreas se tornem extremamente promissoras na próxima década.

Se você está pensando em mudar de carreira ou se especializar, este é o momento de identificar quais dessas ocupações se alinham melhor com seu perfil e seus objetivos.

Neste artigo, vamos apresentar as 15 profissões com maior perspectiva de crescimento e alta demanda nos próximos 10 anos.

Profissões em alta para os próximos 10 anos

As profissões que apresentaremos aqui são relacionadas aos dados do Bureau of Labor Statistics, onde, além de falarmos exatamente quais são as profissões, incluiremos a taxa de crescimento projetada para cada uma delas.

  1. Enfermeiro — Taxa de crescimento: 45%
  2. Cientista de dados — Taxa de crescimento: 35%
  3. Analista de segurança da informação — Taxa de crescimento: 35%
  4. Desenvolvedor de software — Taxa de crescimento: 25%
  5. Desenvolvedor de app — Taxa de crescimento: 22%
  6. Atuário — Taxa de crescimento: 21%
  7. Fisioterapeuta — Taxa de crescimento: 18%
  8. Gerente financeiro — Taxa de crescimento: 17%
  9. Gerente de sistemas de informação — Taxa de crescimento: 16%
  10. Veterinário — Taxa de crescimento: 16%
  11. Gestor de serviços sociais e comunitário — Taxa de crescimento: 12%
  12. Engenheiro industrial — Taxa de crescimento: 10,2%
  13. Gerente de marketing — Taxa de crescimento> 9,9%
  14. Administrador de banco de dados — Taxa de crescimento: 8,1%
  15. Desenvolvedor web — Taxa de crescimento: 8%

Como será o mercado de trabalho daqui a 10 anos

Há cerca de 5 anos atrás, o mercado de trabalho era muito diferente do que é hoje. Se pararmos para pensar, há cinco anos através, o trabalho remoto, à introdução, à Inteligência Artificial, entre várias outras coisas, foram rapidamente adotadas na nossa sociedade e hoje são consideradas como.

Mas, essas e outras mudanças acabam fazendo-nos perguntar como será o mercado de trabalho num futuro próximo, daqui a 10 anos. Essa é uma pergunta difícil de responder, mas uma coisa é certa: os locais de trabalho verão profundas mudanças tecnológicas e culturais.

Papel cada vez maior da geração Y

Segundo um estudo, os millennials formarão cerca de 3/4 da força de trabalho até 2025. Esses talentos dinâmicos e jovens acreditam que as empresas devem se concentrar mais em outros aspectos do que apenas visar o lucro.

A maioria dos millennials quer trazer uma mudança, um impacto diferente no mundo, o que acaba sendo uma motivação de carreira. Podemos esperar que os millennials vão valorizar cada vez mais o impacto social e o propósito no trabalho mais do que apenas altos salários.

Mudança no estilo de liderança

Até pouco tempo atrás, os funcionários precisavam de experiência prática, educação e um conjunto de habilidades para conquistar cargos mais altos. Contudo, isso pode mudar, especialmente pela crescente concorrência com o rápido avanço tecnológico.

Muitas empresas consideram a “aptidão” como um fator cada vez mais importante, ao invés de considerar apenas a “estabilidade” servida. Contudo, isso não significa que o valor da experiência terá menor valor, afinal, com experiência se pode trazer conhecimento para ajudar as empresas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis