Projeto Nexus: Pix internacional poderá ser realidade em breve

Com o nome de Nexus, o Pix internacional poderá haver transferências entre 60 países
- Anúncio -

O Pix internacional pode em breve se tornar realidade. A ideia já vinha sendo desenvolvida há algum tempo, a partir da popularização da tecnologia blockchain e o conceito de finanças descentralizadas. 

Desse modo, o sucesso do Pix no Brasil pode ser considerado um bom exemplo de que o Nexus pode dar certo. O Bank Of International Settlements (BIS), que é o “banco central mundial”, vem trabalhando nessa ferramenta.

Atualmente, o Nexus está em fase de testes, e tem um mecanismo semelhante ao Pix, promovendo a integração de transações instantâneas em países que já possuam estrutura para isso. A expectativa do BIS é que sua solução possa realizar transferências entre diferentes nações e moedas em até um minuto. A ideia é conectar pelo menos 60 países.

nessa linha, o método facilitaria transferências internacionais, abrindo mais alternativas de negócio e comércio. Desta forma, um brasileiro no exterior poderia efetivar uma compra, de refeições a passeios marcados em hotéis ou mesmo refeições, do mesmo jeito como utiliza o Pix no Brasil.

Números do Pix

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), não apenas o número de usuários está crescendo, mas também a utilização individual do Pix. Em março de 2021, apenas 2% dos correntistas tinham recebido mais de 30 Pix. No mesmo mês deste ano, a proporção subiu para 6%.

De acordo com o levantamento, o crescimento do Pix concentrou-se nas pessoas físicas, cujo número de usuários subiu mais que o das pessoas jurídicas. 

No entanto, o número de empresas que vão aderir ao serviço de transferência instantânea deverá subir mais a partir de 2023, porque as companhias terão terminado de adaptar os sistemas financeiros ao Pix.

Regulamentação

É claro que o Nexus também precisa de regulamentação, fiscalização, ajustes e, claro, medidas que possam garantir a segurança e privacidade. Afinal, assim como novos crimes surgiram com a adoção no Pix no Brasil, possivelmente os bandidos vão criar formas de explorar o Nexus.

Enquanto isso, o Banco Central brasileiro também já pensa em uma ferramenta do Pix que possa realizar transações instantâneas internacionais. Aliás, há até mesmo a possibilidade de isso acontecer junto ao BIS e ao projeto Nexus. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis