Quase 100% dos beneficiários do BPC estão no Cadastro Único

Quase 100% dos beneficiários do BPC estão no Cadastro Único. Veja a seguir mais detalhes do Cadastro Único.

Já existe quase a totalidade do número de pessoas idosas e com deficiência que estão recebendo o Benefício de Prestação Continuada, já estão regularmente inscritos no Cadastro Único, que é um instrumento do Governo Federal para realizar a identificação e caracterizar as famílias que se encontram em situação de baixa renda.

Somente no mês de maio, 98% desse público já estava regularizado no Cadastro Único, o que mostra um total de 4,6 milhões de pessoas. Esses dados foram informados pelo Ministério da Cidadania.

O avanço na regularização cadastral dos beneficiários acabou sendo um esforço do Governo Federal que incentivou a inclusão e atualização cadastral por parte dos idosos e pessoas com deficiência física através de uma gestão ativa que foi realizada pelas gestões em diversos municípios.

O que está sendo feito para evitar que os beneficiários percam seus dados no Cadastro Único?

Na busca de garantir com que nenhum beneficiário acabe perdendo os seus dados, o Ministério da Cidadania institui a possibilidade legal de que o beneficiário realize o seu próprio cadastro sem ter uma família de referência.

Destaques sobre *** por e-mail

O Cadastro Único é um programa usado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a receber os 28 benefícios e com iniciativas que são voltadas aos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O Cadúnico lhes oferece não apenas o Auxílio Brasil, mas também a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Programa Casa Verde e Amarela, por exemplo.

Já em relação ao Benefício de Prestação Continuada, ele oferece a possibilidade do pagamento de um salário mensal para pessoas idosas com 65 anos ou mais que tenham alguma deficiência e que comprovem que se enquadram para o recebimento do benefício.

Novo aplicativo já está em uso

Em março, foi lançado o novo aplicativo do Cadastro Único que acaba facilitando o acesso dos cidadãos em suas funcionalidades. A ferramenta permite realizar um pré-cadastro e também a atualização cadastral por meio de confirmação dos dados pessoais, caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nos dados no período.

O novo aplicativo do Cadastro Únicopermite que seja a feita a consulta do Número de Identificação Social (NIS), que é um código familiar para comprovar a situação cadastral, além da data da última atualização e do limite para o cadastro, período que se deve ter em meta para realizar uma nova atualização dos dados em um CRAS.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis