Quem trabalhou em 2021 pode receber o PIS/Pasep
Quem trabalhou em 2021 pode receber o PIS/Pasep. Veja a seguir como receber o abono salarial do PIS/Pasep.O PIS/Pasep é um benefício que é pago todos os anos pelo Governo Federal para os trabalhadores que conseguem se enquadrar nas regras gerais do programa. Esse benefício na maioria das ocasiões é pago no ano seguinte ao exercício dos trabalhadores, como, por exemplo, quem trabalhou em 2019, vai receber os valores em 2020.
Porém, mesmo com todas as informações prestadas, ainda é grande o número de trabalhadores que ainda tem dúvidas sobre a possibilidade de receber os valores do PIS/Pasep. Os pagamentos do ano passado haviam sido suspensos por conta da Covid-19.
Para os trabalhadores que exerceram atividade em regime CLT ou servidores públicos em 2020, muito por conta da pandemia, eles tiveram os seus pagamentos adiados para este ano.
Assim como ocorreu o adiamento do abono salarial de 2020 para apenas este ano, muitos trabalhadores que exerceram suas atividades em 2021 não sabem se irão receber ainda neste ano.
Se trabalhei em 2021, quando vou receber o Abono PIS/Pasep?
De acordo com o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador, a decisão do adiamento dos pagamentos do abono salarial de 2020 foi passada para este ano. Também ficou definido que os pagamentos do benefício devem ser feitos dentro de um mesmo ano.
Até então, o que acontecia era que o abono salarial começava a ser pago em julho de um ano e era finalizado apenas na metade do ano seguinte. Outro ponto de atenção que muda no cronograma a partir de agora, é que o calendário de pagamentos deverá começar sempre em janeiro, logo no primeiro mês do ano.
Como fica o novo calendário de pagamentos para o Orçamento da União?
Dessa maneira, o calendário ficou definido para janeiro deste ano e fica relacionado ao abono salarial do ano de 2020, sendo que são escassas as chances de que o abono salarial de 2021 possa ser pago aos trabalhadores ainda neste ano.
Outro ponto que pode confirmar essa questão, é que o valor que o Governo Federal deverá utilizar como base é o que ficou definido previamente no orçamento oficial da União.
Não se entende que existe um espaço para liberar uma nova verba para os pagamentos do PIS/Pasep dentro do Orçamento, o que se entende que os trabalhadores que exerceram as suas atividades no último ano, vão receber este abono salarial apenas em 2023.