“Revisão da vida toda” do INSS: solicitar revisão pode fazer sua aposentadoria diminuir
A “Revisão da vida toda” do INSS foi aprovada pelo STF, Supremo Tribunal Federal durante a última semana e agora pode permitir que os cidadãos que tenham contribuído antes da reforma de 1994 tenham direito a aumentar o saldo da aposentadoria caso tenham o salário alto antes desta atualização de lei. O projeto quase foi recusado novamente, mas teve apenas um voto a mais a favor e acabou sendo aprovado. Em suma, estava em análise desde o ano de 2021, quando ele estava com o processo de votações empatado a 5 a 5.
O procedimento de “Revisão da vida toda” do INSS ainda pode estar sendo bastante contestado para algumas pessoas que não entenderam como devem funcionar. No entanto, o Trabalhador deve te ensinar como é, quando começa e quem tem direito: não basta apenas ir solicitar achando que isso vai fazer com que o seu salário aumente porque ele pode acabar diminuindo.
Como vai funcionar a “Revisão da vida toda” do INSS?
De forma bastante simplificada, a revisão permite que os cidadãos façam um aumento do que recebem na aposentadoria devido a contribuições altas que foram realizadas antes do ano de 1994. O cálculo pode ser feito levando em conta os anos anteriores. No entanto, não basta apenas fazer a solicitação porque se o seu salário era mais baixo antes do ano de 1994, corre o risco de ter uma revisão em que o valor da sua aposentadoria é diminuído em vez de aumentado. O mais indicado é procurar a ajuda de um especialista que irá recomendar se deve ou não deve fazer a solicitação. Neste caso, consegue-se aumentar alguns benefícios além da aposentadoria por idade, veja abaixo quais são:
- Aposentadoria por tempo de contribuição; Aposentadoria por idade; Aposentadoria especial; Aposentadoria por invalidez; Auxílio-doença e Pensão por morte.