domingo,
23 de novembro de 2025

Saiba tudo sobre a restituição do imposto de renda 2022

O prazo de declaração do Imposto de Renda está acabando, mas já tem quem procure mais informações sobre a restituição do imposto de renda.

- Anúncio -

O prazo de declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) vai até próximo dia 31 (terça-feira), mas já tem quem procure mais informações sobre a restituição do imposto de renda. Por isso, nós preparamos este artigo especial com tudo que você precisa saber. 

Veja também:

Quem aderiu ao saque-aniversário pode sacar a multa rescisória?

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

É importante se atentar para o prazo, que já foi estendido por conta da pandemia, já que atrasos podem gerar juros e multas. O valor da multa é de 1% ao mês de atraso, com pagamento mínimo de R$ 165,74.

O montante é calculado sobre o valor do imposto de renda devido e a multa se aplica até para casos em que o valor já foi pago. Isso significa que, mesmo que você já tenha pago o imposto de renda, não pode ultrapassar o prazo estabelecido pela Receita Federal. 

Até as 11h desta segunda-feira (23), a Receita Federal já tinha recebido 25,09 milhões de declarações ante a 34,1 milhões previstas para serem entregues. 

O que é a restituição do imposto de renda?

Para quem realizou a declaração do imposto de renda 2022, ano base-2021, pode ter valores a receber – o que é chamado de restituição do imposto de renda. 

De maneira geral, a restituição nada mais é os valores a mais pago pelo contribuinte. Os valores a mais podem ser de pelo menos duas situações: 

Você tem deduções com valores dedutíveis do imposto de renda, com gastos como:

Ou então você trabalhou CLT e o valor retido na fonte foi superior ao que você devia de fato ao governo. Nestas duas situações você deve receber a restituição. 

E qual seria o valor? Não há um valor específico, já que a quantidade que cada pessoa pagou a mais e, portanto deve receber de volta, é variável. Cada um recebe o valor que pagou a mais e é possível consultar isso após a declaração. 

Como consultar a restituição? 

Para consultar os valores a que tem direito, basta acessar o site da Receita Federal, selecionando “Meu Imposto de Renda” e, na sequência, clicar na opção “Consultar Restituição”. 

Datas da restituição

Os valores da restituição do imposto de renda começam a ser liberados no final do mês e seguem até 30 de setembro. A tendência é de quem entregou primeiro, ter prioridade nos pagamentos. Conforme baixo: 

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Alguns grupos têm prioridade no recebimento, independente de quando a declaração for entregue, como:

  • Os idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia; 
  • Aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares. 

Compartilhe:

Lucy Tamborino
Lucy Tamborino
Sou redatora estratégica com quase 10 anos de experiência, focada em traduzir informações complexas em narrativas impactantes que geram resultados reais. Desenvolvo conteúdos especializados, além de materiais como e-books para geração e conversão de leads. Também participei de coberturas jornalísticas em eventos médicos, acompanhando aulas e realizando entrevistas com palestrantes e visitantes.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana