Segunda parcela do 13º do INSS para aposentados começa esse mês.
Segunda parcela do 13º do INSS para aposentados começa esse mês. Veja a seguir mais sobre o pagamento do 13° do INSS.Os aposentados e pensionistas do INSS vão receber o décimo terceiro pagamento ainda neste mês de maio, assim como já havia ocorrido em 2020 e 2021. O Governo Federal anunciou que vai começar os pagamentos ainda neste mês, referente à segunda parcela do 13º para os aposentados e pensionistas do INSS.
Sendo assim, os pagamentos da gratificação que geralmente aconteciam no mês de dezembro, passam a ocorrer antecipadamente nos meses de abril e maio. Dessa forma, mais de 36 milhões de aposentados e pensionistas do INSS vão receber a segunda parcela do abono extra a partir do dia 25 de maio.
Calendário de pagamentos do 13º do INSS
A segunda parcela de pagamentos do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS vai ser paga de acordo com um calendário que já está definido para os depósitos do benefício.
O pagamento vai ocorrer a partir do dia 25 de maio para quem recebe até um salário mínimo e a partir do primeiro dia de junho, para quem recebe um valor acima de R$ 1.212. Para conferir em que dia você irá receber o pagamento, você vai precisar saber qual é o número de seu benefício.
Cada benefício que é pago pelo INSS será composto por uma numeração única e seguindo um padrão de até 10 dígitos. O nono dígito é o que será utilizado para saber a data em que se receberá o benefício.
Como fazer a consulta dos pagamentos dos benefícios?
É simples realizar a consulta dos benefícios do INSS, como através da Central de Atendimento por Telefone, 135, sendo que ao ligar, será preciso informar o seu número de CPF, além de algumas informações cadastrais, a fim de conseguir evitar com que sejam praticadas fraudes.
O atendimento está disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h. O segurado também tem a opção de consultar o benefício através do Meu INSS, que irá reunir uma série de serviços digitais, conferindo pelo serviço através da opção “extrato de pagamento”.
A consulta deste benefício do INSS também pode ser feita através do smartphone, pelo mesmo Meu INSS, disponível gratuitamente para iOS como também no Android. Assim como acontece no acesso do site, aqui também é preciso fazer o login, informando alguns dados cadastrais de segurança, como o seu CPF e uma senha para acesso.