Seu nome foi parar no Serasa de forma incorreta? Veja o que fazer!
Entenda quais as atitudes devem ser tomadas nessa situaçãoTer o nome negativado sempre é uma situação muito chata e que pode gerar muita dor de cabeça. Agora imagine ter seu nome negativado indevidamente.
Isso mesmo, apesar de ter quitado corretamente suas contas, você pode acabar com seu nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Na leitura vamos esclarecer sobre o assunto, quais os direitos e o que fazer.
Afinal, o que é ter o Nome Negativado?
O famoso SPC ou SERASA são as instituições onde os nomes ficam negativados. Essas empresas são um banco de dados com o nome de todas as pessoas que não conseguiram pagar suas contas no prazo correto e tiverem seus nomes cadastrados lá.
Ao ter seu nome cadastrado nessas empresas, você tem vários prejuízos.
O principal deles é a redução do seu “Score de crédito”. Que basicamente funciona como um termômetro que mede se você é bom pagador.
Assim, quanto menor essa nota, mais difícil será conseguir empréstimos, financiamentos, ou qualquer tipo de operação bancária. E quanto mais tempo você ficar com seu nome negativado, mais baixo fica seu “score”.
E muitos bancos não realizam empréstimos, nem abrem contas de pessoas com o nome negativado. Ou seja, é uma grande dor de cabeça, que poderá demorar anos para ser revertida.
Porque mesmo ao pagar a dívida e ter seu nome inscrito no SERASA, seu “score” continuará baixo, te prejudicando por um bom tempo. Por isso é sempre bom estar atento para verificar se seu nome está negativado.
Como saber se meu nome está negativo?
Essa consulta é bem simples e pode ser de forma online 100% e gratuita.
- Acessar o site do Serasa;
- Selecionar a opção “Consulte agora o seu CPF”;
- Clicar em dívidas negativadas;
Outro site que também dá a possibilidade de realizar consultas é o Boa Vista SCPC. O processo é bem parecido ao do Serasa. Acesse o portal ‘online’ e vá para a seção de “Dívidas”. Lá serão disponibilizadas todas as suas dívidas negativadas.
Dessa forma, com o nome negativado indevidamente, você terá direito a uma indenização por danos morais.
Nome Negativado Indevidamente, o que fazer?
Detectada a cobrança indevida, o consumidor pode procurar seus direitos na Justiça. Para isso, entre em contato com um advogado para ajudá-lo na empreitada. Pode dar entrada com uma ação por Danos Morais.
Além disso, pode resultar na situação chamada “Inversão de ônus da prova”, ou seja, a empresa que deverá provar que a negativação era justa.
Além de reunir a documentação citada no início deste artigo, é preciso reunir provas específicas para que se comprove o erro. Sendo muitas das vezes necessário provar a ausência de vínculo com a empresa, ou que já teve, mas que já pagou tudo que devia, ou não goza mais dos serviços cobrados. Isso pode ser através de:
- Comprovantes de pagamento,
- Boletos,
- Extratos bancários
- mesmo boletins de ocorrência, etc.
Caso o consumidor não tenha condições de arcar com as custas de um profissional, uma boa alternativa é procurar a ajuda da Defensoria Pública, sendo este um órgão do governo que oferece assistência jurídica de forma gratuita.