SISU 2023: veja as datas das inscrições para 2° Semestre

O SISU é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar na universidade pública

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular próprio da instituição. O processo seletivo do Sisu é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos.

O programa engloba as instituições públicas de todos os estados do Brasil, e oferece vagas para ampla concorrência, que todos os candidatos que realizaram o Enem podem se inscrever e tentar ingressar na faculdade. 

Que quiser tentar uma chance no Sisu, o Ministério da Educação (MEC) informou que as inscrições para a segunda edição abrem no próximo dia 19 de junho.

Podem participar os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e não receberam nota zero na redação. Mas não pode perder tempo, pois o prazo para inscrição se encerra no dia 22 de junho.

Cronograma

Destaques sobre *** por e-mail

É importante acompanhar as informações oficiais para estar ciente dos prazos, requisitos e procedimentos necessários para participar do processo seletivo do Sisu. Veja a programação:

  • Período de inscrição: 19 a 22 de junho
  • Resultado da chamada regular: 27 de junho
  • Matrícula da chamada regular: 29 de junho a 4 de julho
  • Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 4 de julho

Inscrições pela internet

Se você se interessou e participou do Enem 2022, pode realizar sua inscrição no site sisu.mec.gov.br. Selecionar a opção “Fazer inscrição” assim que estiver disponível.

Você vai precisar o número do CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br, que é a plataforma de serviços digitais do governo federal. Cada candidato pode selecionar até duas opções de cursos.

Ao escolher a primeira opção, é necessário especificar o local de oferta, turno e modalidade de concorrência, que pode ser ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas das próprias instituições.

Os estudantes que passarem devem realizar suas matrículas no período de 29 de junho a 4 de julho.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis