segunda-feira,
20 de outubro de 2025

Sonho em ter sua CNH? Detran abre inscrições para 3.500 vagas gratuitas

Veja onde, como obter e as regras para tirar a sua CNH Social

- Anúncio -

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu, nesta terça-feira (2), 3.500 vagas para o Programa CNH Social 2024. As inscrições podem ocorrer de forma virtual. Os candidatos classificados poderão obter a carteira de motorista de forma 100% gratuita.

A ação ocorre no Estado do  Espírito Santo. Ao todo, neste ano, serão 7 mil oportunidades. A primeira etapa, com 3.500 vagas, começa nesta terça-feira, às 12 horas. A segunda fase será lançada somente no segundo semestre do ano.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 20 de abril.

Como vai funcionar o CNH Social 2024?

Os interessados poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro). Para aqueles que já são habilitados, há a possibilidade de adição da categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

As vagas são para as pessoas de baixa renda e cadastradas em benefícios sociais que desejam obter a carteira de motorista.

Como se inscrever

As inscrições devem ocorrer exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Espírito Santo. A relação final dos selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran-ES.

O interessado deverá acessar o site do detran, clicar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.

O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado. 

Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). 

Por fim, vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Pesquisa Rápida. O que você busca em uma notícia?

Profundidade
Urgência
Variedade

No seu tempo livre, o que mais te atrai?

Cultura
Inovação
Bem-estar

O que mais desperta sua curiosidade?

Ciência
Pessoas
Tendências

Qual seu objetivo principal ao ler?

Aprender
Relaxar
Refletir