Trabalhador pode folgar na Quinta-Feira Santa sem ser descontado?

O Feriado Nacional é apenas na Sexta-feira Santa. Entenda
- Anúncio -

Na Semana Santa surgem dúvidas sobre quais datas são feriados. Pessoas acreditam que a quinta e a sexta antes do domingo de Páscoa formam um feriado prolongado. Porém, a Quinta-feira Santa não é feriado no Brasil. Somente a Sexta-feira Santa, 7 de abril, é considerado feriado nacional.

Contudo, muitas pessoas acreditam que a quinta-feira que antecede o Domingo de Páscoa forma mais um feriado prolongado. Todavia, isso não é bem a verdade! 

Quer entender melhor essa confusão de que a quinta-feira que antecede a Páscoa é feriado nacional? Acompanhe a leitura.

Empresa têm a obrigação de dispensar seus funcionários?

Negativo. Os empregadores não têm obrigação de dispensar os funcionários nesta data. Por isso, quem quiser folgar precisa conversar com seu superior e tentar negociar uma emenda no feriado prolongado, em troca de banco de horas ou compensação nos outros dias da semana.

Sexta-feira Santa é feriado?

Positivo! Já na sexta-feira as empresas devem liberar os funcionários do trabalho. Caso sejam convocados, deverão receber um dia de folga posteriormente ou, então, o pagamento em dobro pelo dia trabalhado.

Quem celebra a data?

Os cristãos ao redor do mundo celebram a data relembrando os eventos que levaram à morte de Jesus por crucificação e, de acordo com sua fé, sua ressurreição.

A Semana Santa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e tem 5 dias de significado especial para os cristãos: Domingo de Ramos, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa.

O que é celebrado na Quinta-feira Santa?

Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia.

Antes da Última Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos e, durante a refeição, Ele se ofereceu como sacrifício da Páscoa, se despediu de seus seguidores e profetizou que um deles o trairia e o entregaria aos soldados romanos.

É neste dia que tem início o Tríduo Pascoal, quando celebra-se a Missa da Ceia do Senhor. Jesus mandou celebrar o rito da Ceia do Senhor, em sua memória, quando Ele ofereceu aos fiéis o sacrifício pascal.

Após a Última Ceia, os discípulos foram com Jesus ao Monte das Oliveiras, onde  Judas o trai. Neste dia, as igrejas católicas não tocam seus sinos, deixando-os em silêncio até a Páscoa. 

Conclusão

Portanto, a Quinta-feira Santa não é feriado nacional. Dessa forma, o empregador não precisa pagar em dobro ou dar um dia de folga para compensar. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis