Valor da aposentadoria: o que fazer para receber mais do que o esperado

Nem todos sabem, mas é possível aumentar o valor da aposentadoria. Para isso basta proceder de forma correta na hora fazer a solicitação.
- Anúncio -

O valor da aposentadoria é algo que sempre preocupou os brasileiros.

Isso porque acontece que muitas pessoas passam uma vida inteira de trabalho, mas quando chegam ao seu merecido descanso acabam recebendo um valor abaixo do esperado e com o qual têm muitas dificuldades até mesmo para sobreviver.

Por esta razão, na hora de entrar com o pedido de aposentadoria todo o cuidado é pouco; a atenção aos detalhes pode fazer toda a diferença no valor a ser recebido.

Isso acontece porque, dependendo dos documentos apresentados, você pode deixar de lado informações que podem ajudar a aumentar ou diminuir o valor a ser recebido.

Além disso, muitas informações sobre a aposentadoria nem sempre são repassadas em seus detalhes pelo próprio INSS, ainda que elas estejam disponíveis.

Dessa forma, visando facilitar a vida do trabalhador, resolvemos fornecer algumas informações que vão lhe ajudar a entrar com um pedido de aposentadoria correto, caso você tenha o direito.

 

Por que algumas pessoas recebem menos do que deveriam?

Basicamente isto acontece porque muitas empresas podem acabar por deixar de pagar o INSS. O trabalhador não teve o valor da contribuição ao INSS pago pela empresa pode recorrer, e receber pelo tempo trabalhado mesmo que a contribuição não tenha sido efetuada.

 

O que é preciso fazer para aumentar o valor da aposentadoria

Basicamente, o trabalhador deve pedir ao INSS que reconheça o período de tempo de serviço sem registro na aposentadoria. Mas como proceder?

Antes de entrar com o pedido, o trabalhador deverá reunir os documentos necessários para comprovar o tempo de serviço que não foi registrado. Abaixo segue uma lista destes documentos:

  • Ficha de ponto;
  • Registro de empregados da empresa;
  • Holerites de pagamentos;
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

 

Solicitações negadas pelo INSS

É possível que o pedido de concessão seja negado pelo INSS. Em tal situação, muitas pessoas recorrem a um advogado para resolver o problema. É claro, o recurso a um defensor acaba gerando custos adicionais.

Entretanto, quem não deseja contratar um advogado ou não possui os recursos para tal, pode se valer da ferramenta chamada “Recurso Administrativo” disponibilizada pelo Ministério  da Previdência Social.

Por meio desta ferramenta, o requerente apresenta o recurso que, por sua vez, será encaminhado para a Junta de Recursos, órgão da Previdência que procederá a uma nova análise do pedido.

O processo é totalmente online por meio da plataforma “Meu INSS”

Depois de entrar na plataforma é preciso selecionar o serviço “Recurso”.

Uma informação importante, o agendamento não pode ser feito antes de 30 dias corridos depois da negativa do INSS

 

Situações de periculosidade e insalubridade também podem aumentar o valor da aposentadoria

Além disso, é possível aumentar o valor da aposentadoria se você exerceu atividade laboral com alto risco de periculosidade ou insalubridade. O acréscimo é de 40% para o homem e 20% no tempo de contribuição do INSS.

Mas atenção, com as novas regras trabalhistas a partir de 2019, as situações de periculosidade ou insalubridade não são mais consideradas.

Entretanto, fique atento, pois se trabalhou antes da reforma você tem o direito ao acréscimo do valor da aposentadoria.

Para isto, os seguintes documentos servem como comprovação:

  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • LTCAT (Laudo de Condições Ambientais de Trabalho);
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis