Veja como funcionará o PIX Automático em 2024

Com a função do Pix Automático será possível pagar contas de forma automática. Entenda

Os consumidores brasileiros que utilizam o Pix vão ganhar mais uma função. O Banco Central (BC) anunciou uma nova função para este tipo de transação: o Pix Automático. Essa nova modalidade, segundo o BC, irá permitir pagamentos recorrentes de forma automática, assim como funciona com o débito automático.

Essa nova modalidade está prevista para ser lançada para o uso do público em geral apenas em 28 de outubro de 2024. Em suma, a nova modalidade irá permitir que empresas possam utilizar o mecanismo para obterem seus pagamentos, como companhias de serviço, academias, escolas, condomínios, serviços de assinatura, entre outros.

Como ocorre o Pix automático?

O BC explicou que os clientes poderão assinar um contrato com o prestador de serviço, manifestando a intenção de pagar via Pix automático e informar seus dados bancários. 

Assim, receberá uma notificação no aplicativo do banco para confirmar a autorização. A partir disso, os demais pagamentos ocorrem de forma automática. Além disso, a autorização poderá ser por meio de leitura de QR Code, pelo Pix Copia e Cola ou pelo iniciador de pagamento.

Destaques sobre *** por e-mail

Sem cobrança de taxas

O Pix Automático será gratuito para os pagadores, enquanto as empresas serão tarifadas no momento do recebimento. Além disso, os pagadores terão a opção de limitar o valor das parcelas a se debitar.

De acordo com o cronograma do Banco Central, as regras do serviço serão publicadas em setembro de 2023, seguidas pelo desenvolvimento dos sistemas entre outubro deste ano e fevereiro de 2024. 

Os testes serão em março de 2024, com o lançamento oficial do Pix Automático previsto para outubro de 2024. O Banco Central tem trabalhado no desenvolvimento deste produto desde o final de 2021.

Pagamento via Pix diretamente do saldo do FGTS

O FGTS Digital elegeu o Pix como a única maneira de recolhimento do FGTS. Trata-se de sistema de pagamento instantâneo com criação do Banco Central do Brasil.  Por meio do qual valores têm transferências, de forma segura, entre contas, em poucos segundos, 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive feriados e finais de semana.

A transação pode ocorrer a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga; sendo gratuito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, na modalidade “Pix – Cobrança”, utilizada pelas guias do FGTS Digital.

Conforme Resoluções, as instituições financeiras não poderão cobrar tarifas ou colocar limites aos usuários pagadores na referida modalidade.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis