Veja formas de conseguir aumentar o seu valor do INSS depois de já estar aposentado!

Durante o ano de 2022, o governo federal realizou um corte de R$ 1 bilhão para a pasta do INSS e está determinando uma série de regras, com o argumento de que fazem parte da previdência social, para divulgar ainda mais o acesso de cidadãos para a aposentadoria.  Um exemplo disso é sobre a retirada da possibilidade de brasileiros que não contribuíram o tempo suficiente conseguirem pagar o valor de apenas uma vez para depois terem direito ao programa social. 

Neste artigo, o Trabalhador separou algumas formas bastante comuns que existem atualmente que permitem com que o cidadão tenha a possibilidade de aumentar o valor que está sendo pago pelo INSS. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura aqui conosco. 

Revisão da Vida Toda  dp INSS

A revisão da vida toda do INSS é destinada somente para as pessoas que pagavam um valor maior antes do ano de 1994, quando houve a reforma  da previdência e depois pagaram menos. Neste caso, consegue-se fazer com que seja levado em conta as contribuições anteriores para que haja uma elevação até o teto máximo do programa social. 

O que acontece é que esse tipo de revisão não é indicada para as pessoas que pagavam valores menores antes do ano de 1994 como aqueles que moravam na roça  e que recebiam apenas um salário  porque a média pode fazer com que o valor da aposentadoria volte a diminuir. 

Destaques sobre *** por e-mail

Revisão do teto 

Esse tipo de revisão é destinada somente para as pessoas que se aposentaram entre os anos de 2003 e  1991 e que pagaram o teto da previdência  social. Neste caso, acontece porque permite que se adicione as pessoas dependentes para que  haja uma adição do valor, o chamado Buraco negro. 

Outro aspecto é que a reforma da previdência na época teria aumentado o valor do teto, mas que não corrigiu o valor que estava sendo pago para os já aposentados. É como se o indivíduo tivesse se aposentado com o teto de R $5 mil, mas o INSS mudasse o teto para R$ 6 mil e não pagasse a diferença para quem já está recebendo o programa social. 

 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis