Veja o que muda nas regras da CNH 2025
As leis de trânsito brasileiras estão passando por uma transformação significativa, com a introdução de novas regrasNeste ano de 2025, novas mudanças podem ocorrer com relação às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e afetar diretamente a Carteira Nacional de Habilitação, a famosa CNH.
Existem alguns projetos em discussão no Congresso Nacional que podem impactar e muito a vida de motoristas, tanto de quem já possui a CNH e vai renovar o documento, quanto para quem vai tirar a sua primeira habilitação.
O que muda na CNH em 2025?
Inicialmente 2025 começa sem qualquer mudança, ou seja, as mesmas regras para tirar a carteira de motorista, tal como para renovar o documento serão as mesmas que temos este ano.
Apesar de correr várias notícias por aí falando que já está confirmado mudanças na CNH para 2025, é preciso ficar atento, pois todas elas se tratam de fake news.
Como dito, nada ainda mudou e nem deve mudar neste início de 2025, porque todas as mudanças que se espalharam por aí, como a CNH exclusiva para dirigir veículos automáticos, ainda é um projeto de lei, ou seja, precisa passar pela aprovação no Congresso Nacional.
Nova CNH para dirigir carros automáticos
A possibilidade de ter uma CNH específica para dirigir veículos automáticos vem através do Projeto de Lei 7.746/17. A proposta já tramita há algum tempo e recentemente obteve aprovação pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
O texto cria dois tipos de CNH da categoria B para dirigir carros leves, a habilitação B1 e B2.
- B1 sendo exclusiva para dirigir carros de câmbio automático.
- B2 permitindo dirigir tanto carros manuais como automáticos.
No entanto, a proposta ainda não foi aprovada e continua em tramitação no Congresso Nacional, ou seja, por mais que muitas notícias tenham confirmado que haverá uma nova CNH para carros automáticos já em 2025, isso é mentira, afinal, o texto ainda não foi aprovado e nem se sabe se um dia será.
Novo exame para renovar a CNH
Outra proposta que está em tramitação no Congresso é o Projeto de Lei 4.111/23 que estabelece um novo exame obrigatório para quem renovará a carteira nacional de habilitação (CNH).
O novo exame se trata de um teste psicológico, parecido com o psicotécnico feito quando os cidadãos se candidatam para tirar a primeira veia da habilitação, a famosa Permissão Para Dirigir.
A ideia é garantir que motoristas estejam com a saúde mental em dia para continuaram conduzindo seus veículos, e a melhor maneira de fazer isso é através de um teste psicológico, principalmente porque especialistas apontam que traumas e situações podem impactar na real condição de pessoas de continuarem a dirigir.
Mas, assim como a proposta da CNH para veículos automáticos, aqui falamos de mais um Projeto de Lei que não está valendo e não tem nada para ter início, principalmente porque precisará, primeiro, receber o aval de parlamentares no Congresso Nacional.