OLHO NO PRAZO: Milhares ainda não sacaram Pis/Pasep; veja como resgatar

De acordo com informações do Ministério do Trabalho, milhares de pessoas ainda não realizaram o saque do saldo do abono Pis/Pasep
- Anúncio -

Dados oficiais do Ministério do Trabalho indicam que mais de 720 mil brasileiros que têm direito ao abono salarial Pis/Pasep ainda não sacaram os valores. Esses cidadãos precisam começar a se apressar porque existe um prazo para a retirada dessa quantia.

Em regra geral, os trabalhadores brasileiros que têm direito ao Pis/Pasep precisam sacar o abono salarial até o próximo dia 27 de dezembro. Depois desse prazo, o dinheiro ainda pode ser sacado, mas nesse caso é preciso seguir uma burocracia junto ao Ministério do Trabalho.

O abono salarial Pis/Pasep é voltado para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos por mês. Além disso, também é preciso seguir todas as regras abaixo:

  • Estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
  • Ter recebido até 2 (dois) salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica/Governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.

Como sacar a quantia do Pis/Pasep?

No caso do PIS, os repasses são voltados apenas para os trabalhadores que atuaram no ano base de 2022 na condição de empregados de empresas privadas. Neste caso, o saldo foi liberado para a Caixa Econômica Federal.

Já no caso do Pasep, os repasses são voltados para os trabalhadores que atuaram no ano base de 2022 na condição dos servidores públicos. Neste caso, o saldo foi liberado para o Banco do Brasil.

Tanto no caso do Pis, como no caso do Pasep, o trabalhador precisou seguir um calendário específico de pagamentos. Contudo, esse calendário já chegou ao fim. Isso significa que todos os trabalhadores aptos ao recebimento do saldo já estão com dinheiro na conta.

O valor do Pis/Pasep

O valor do abono salarial Pis//Pasep varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados pelo trabalhador no ano base de 2022. O valor máximo que pode ser garantido nos repasses do abono salarial é de um salário mínimo, ou seja, de R$ 1.412.

Na prática, isso significa que o cidadão que trabalhou por 12 meses em 2022, por exemplo, vai receber R$ 1.412. Quem trabalhou por um número menor de meses vai receber um valor correspondente ao período trabalhado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis