PRAZO ACABANDO: Veja até quando você pode sacar o Pis/Pasep em 2024
Abono salarial Pis/pasep é um dos benefícios mais esperados pelos trabalhadores todos os anos. Mas em todos os casos é preciso atentar para as datasBeneficiários do abono salarial Pis/Pasep precisam ficar de olho na data limite para o saque do dinheiro. De acordo com as informações oficiais, esses cidadãos têm até o próximo dia 27 de dezembro de 2024 para realizar o saque.
A Caixa Econômica Federal realiza os pagamentos do PIS, e o Banco do Brasil realiza os pagamentos do Pasep. Em ambos os casos, o calendário de escalonamento já foi concluído, o que significa que o dinheiro já está disponível para todas as pessoas que estão aptas.
Quem tem direito ao abono?
É importante destacar que nem todos os trabalhadores brasileiros têm direito ao abono salarial Pis/Pasep. Em regra geral, os cidadãos precisam se basear no seu histórico trabalhista do ano base de 2022.
Com essa informação em mente, é possível afirmar que o trabalhador precisa seguir todas as regras indicadas abaixo para ter direito ao abono:
- Receberam em média até dois salários mínimos por mês;
- Estiveram cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base;
- Tiveram os dados informados corretamente no sistema RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Diferenças entre o Pis/Pasep
Embora frequentemente sejam citados como sinônimos, o fato é que o Pis e o Pasep atendem a públicos distintos. Estamos falando, portanto, de benefícios diferentes.
O PIS é o Programa de Integração Social, atende os trabalhadores do setor privado, e é gerido pela Caixa Econômica Federal
Já o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, e é destinado aos servidores públicos e administrado pelo Banco do Brasil
Quais são os valores disponíveis
O valor pago dentro do sistema do abono salarial Pis/Pasep varia de acordo com o número de meses trabalhados no ano base de 2022. Em 2024, esse valor varia entre R$ 168 e R$ 1.412, ou seja, um salário mínimo completo.
- Quem trabalhou apenas 1 mês recebe 1/12 do salário mínimo.
- Quem trabalhou os 12 meses do ano recebe o valor total.
- Quem trabalhou por algo entre dois e 11 meses, vai receber o valor proporcional ao tempo de trabalho.
Mudanças no Pis/Pasep
A partir do ano de 2026, as regras do abono salarial Pis/Pasep sofrerão algumas alterações. Recentemente o Congresso Nacional aprovou o novo pacote fiscal do governo. Os detalhes dessas mudanças, no entanto, ainda estão sendo definidos.
Quando anunciou o pacote de corte de gastos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) chegou a dizer que o Pis/Pasep vai atender apenas as pessoas que recebem até um salário mínimo e meio por mês, ou seja, um universo de atendimento menor do que o registrado atualmente.